Terra de arte e de história reconhecida pelo seu patrimônio romântico e seus vinhedos excepcionais, a Borgonha pode surpreender muito.
Pelas Rotas dos vinhos, atravesse os vinhedos de Nuits-Saint-Georges e de Chablis passando pelas Costas de Beaune ou Pouilly-Fuissé. Entre vinhas, castelos do Renascimento ou da Idade Média se revelam: Ancy-le-Franc, Bazoches, Sully ou ainda Châteauneuf-en-Auxois, sua simples silhueta já é uma verdadeira viagem no tempo.
Das fortificações de Bibracte au templo de Janus em Autun, numerosos tesouros da história relembram o brilho da região há séculos. De Cluny a Vézelay, da La Charité-sur Loire a Fontenay, contemple a herança religiosa destes grandes locais das rodens de Cluny e Cister. Sem esquecer, Paray-le-Monial e sua basílica Sagrado-Coração, local de grande peregrinação. Em Dijon, capital histórica, admire os telhados envernizados e o Palácio dos Duques.
De passagem ou com estadia marcada, permita-se a uma parada gastronômica em um restaurante estrelado. Desfrutar de algumas iguarias locais, especialidades como a carne de caça, escargots, poulets de Bresse (frango de Bresse) e a famosa mostarda de Dijon são necessidades básicas no roteiro.
Um território de aventuras
Paraíso do turismo fluvial, a Borgonha possui a importante rede de vias navegáveis da França. Passeie pelo famoso Canal de Bourgogne ou embarque no Canal du Nivernais e aprecie a engenhosidade da sucessão das comportas de nivelamento de Sardy.
De bicicleta, pedale pelas vias verdes. Ao longo de cinco itinerários, as margens do Yonne à Saône, casas para hospedagem e hotéis com a marca Tour de Bourgogne à Vélo© para todos os ciclistas. Em total liberdade, você poderá visitar a cidade termal de Bourbon-Lancy em Saône-et-Loire, os castelos da Renascença de Tanlay em Yonne e Cormatin em Macon, e talvez você descobrirá em Milly, a casa do romântico Lamartine.
Os mais ousados irão fritar o asfalto no mítico circuito de Magny-Cours. Amantes de fortes emoções, por que não tentar o salto pêndular noturno na caverna de Champ-Retard em Yonne? Depois, para se recuperar das fortes emoções, escolha uma hospedagem original: roulette, yourte, bateau-habitable, entre rios e lagos de Morvan.
Descubra o Museoparc Alésia em Alise-Sainte-Reine (centro de interpretação e vestígios da cidade galo-romana).
Festa para todas as ocasiões
Eclética, a Borgonha mantem-se animada durante todo o ano. De Flores de vinha em Auxerre às Estadias gourmet de Saulieu Côte-d’Or, passando pelo festival Chalon na Rue em Chalon-sur-Saône, os espetáculos históricos e outras festas do vinho coexistem alegremente com as Artes da Rua .
Em Dijon, todos se encontram para o Festival de Música Sacra. Inesquecível: no pátio dos Hospices de Beaune o Festival Internacional de Opera Barroca.
Saídas insólitas em festas populares, passeios aos vinhedos em visitas históricas, pelos rios em vias ciclisticas, os tesouros da Borgonha esperam por você!