Música e viagem podem se aliar perfeitamente para traçar roteiros repletos de descobertas e aprendizados múltiplos. Alguns dos destinos já consagrados por atributos turísticos também são referências no mundo da música, com instituições de ensino internacionalmente reconhecidas e muito procuradas por estudantes e profissionais do ramo.
Da Europa ao Brasil, essas escolas oferecem amplas oportunidades de especialização, estrutura de ponta, cursos intensivos e professores que são os maiores especialistas da atualidade.
Universidade de Música e Performances Artísticas de Viena
A capital austríaca, mundialmente conhecida pelos altíssimos padrões de qualidade de vida e beleza estonteante, também é considerada um centro de música erudita, respondendo ao título à altura.
Terra de Strauss e Schubert, a cidade também é o endereço da Universidade de Música e Performances Artísticas de Viena (Universität für Musik und darstellende Kunst Wien, em alemão). Em atividade desde 1819, o local oferece especialização em música clássica e impressiona pela excelência e pelos severos níveis de exigência das disciplinas.
Royal College of Music – Londres
Um dos maiores e mais renomados conservatórios do mundo, o Royal College of Music (RCM) conta atualmente com 760 alunos de 60 diferentes nacionalidades em busca de especialização e aperfeiçoamento de gêneros clássicos e contemporâneos.
Localizado no charmoso e elegante distrito de South Kensington, o imponente prédio é uma das clássicas joias arquitetônicas que compõem a paisagem londrina, ao lado do Imperial
College. O RCM está em atividade desde 1882, quando foi fundado pelo Príncipe de Gales Eduardo VII.
Além dos cursos de música, o conservatório abriga o belíssimo Museu da Música, com um acervo impressionante de instrumentos musicais antigos, e oferece recitais e concertos gratuitos com frequência.
Berklee College of Music – Boston
Uma das maiores referências no aperfeiçoamento técnico em diversos gêneros clássicos e da música contemporânea, a Berklee College of Music conta com quatro departamentos de altíssimo nível. A instituição já foi responsável por diversas produções de sucesso, inclusive para premiações de alto gabarito, como o Oscar e o Grammy.
Essa é uma escola que reúne tradição e modernidade, e é tão arrojada quanto a sua localização. A cidade de Boston abriga áreas verdes belíssimas, além de diversas atrações imperdíveis, como o Museu de História Natural de Harvard e o Museu de Belas Artes. A cidade exala história em sua arquitetura e até mesmo nas estações de metrô.
San Francisco Conservatory of Music
A música e a Califórnia sempre tiveram uma forte ligação, e tudo se torna ainda mais especial em São Francisco. A cidade sempre foi marcada pela produção cultural vanguardista e as suas atrações dispensam apresentações.
A atmosfera moderna conduziu o San Francisco Conservatory of Music ao título de uma das melhores escolas de música dos Estados Unidos e de todo o mundo. Seus cursos, que vão do bacharelado à pós-graduação, são pautados em habilidades técnicas e influências multiculturais; voz, guitarra, piano e violão – dos clássicos aos instrumentos mais modernos para jazz e folk. Tudo é ensinado e praticado com esmero e ciência.
Universidade Federal do Ceará
Além de todas as belezas naturais, a capital do Ceará, sempre ensolarada e convidativa, conta com um dos mais conceituados cursos de música do País. A grade curricular da licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) aborda desde a história e a
sociologia da música até avançadas técnicas de canto e práticas instrumentais, lecionadas por doutores e catedráticos renomados.
O curso atende profissionais e futuros professores de música, com foco não só na instrumentação técnica, mas também em aspectos socioeducativos.
1 Comentários