Parceria entre Globo, Cinema, Teatro e Festival do Rio, as exibições acontecem entre 2 e 11 de outubro em diversas regiões da cidade
A Globo, em parceria com a Globo Filmes e o Festival do Rio, promove sessões de cinema gratuitas nesta edição do Programão Carioca. Entre os dias 2 e 11 de outubro, moradores de diversos pontos da cidade – de Copacabana a Pedra de Guaratiba – poderão assistir a produções nacionais durante um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil.
O Quiosque da Globo, em Copacabana, abre a programação especial, dia 2 de outubro (sexta-feira), com a exibição, às 19h, de “Meu passado me condena 2”. O sucesso estrelado por Fábio Porchat e Miá Mello também será exibido em 9 de outubro no Largo da Prainha, na Saúde, às 19h. No mesmo dia, a Vila Mimosa, na Praça da Bandeira, às 21h, será palco para a comédia “Loucas pra Casar”, com Ingrid Guimarães, Tatá Werneck e Suzana Pires.
O projeto atravessa a Baía de Guanabara no dia 10 (sábado) para exibir o filme “Os caras de pau”, dos comediantes Leandro Hassum e Marcius Melhem, em Paquetá, na Praça de São Roque, às 19h. Para encerrar a programação, dia 11 de outubro (domingo), os moradores de Pedra de Guaratiba poderão assistir ao longa “Qualquer gato vira-lata 2”, com os atores Malvino Salvador, Cléo Pires e Dudu Azevedo.
Programão Carioca:
Criado em 2013, o Programão Carioca é uma iniciativa da Globo, com o apoio da Globo Filmes, que leva mensalmente cinema, teatro e outras manifestações artísticas para moradores de várias regiões do Rio e Grande Rio. Na primeira temporada, foram sete filmes de grande sucesso e cinco peças teatrais, que animaram o fim de semana do público de sete locais, como Queimados, Marechal Hermes, Paquetá, Seropédica, Pavuna, Niterói e São Gonçalo.
A segunda temporada do projeto também foi um sucesso e passou por locais como Madureira, Nilópolis, Barra da Tijuca (Cidade das Artes), Penha, Itaboraí, Caxias, Copacabana (Quiosque da Globo), Pavuna, Manguinhos, Bangu (Talavera Bruce), Paquetá, Santa Cruz, Campo Grande, Pavuna. No total de dez edições, que incluem uma versão especial do Festival do Rio, os participantes conferiram 15 longas e dez montagens teatrais. Nesta terceira temporada, o projeto já levou cultura e arte para Guadalupe, Manguinhos, Centro, Nova Iguaçu, Barra da Tijuca, Niterói e Queimados.
Com um público de 15 mil pessoas nas duas primeiras temporadas, o evento vem fomentando a cultura por onde passa e formando novas plateias interessadas em teatro, cinema e artes.
Desde o início da terceira temporada, em março de 2015, a Globo incluiu na programação do projeto manifestações artísticas de talentos locais, prestigiando assim iniciativas de moradores de diversos bairros e municípios.
Festival do Rio:
A edição 2015 do Festival do Rio traz 250 filmes espalhados por mais de 15 mostras, entre eles, filmes de mestres como Nanni Moretti, Wim Wenders, Hal Hartley, Carlos Saura, Catherine Hardwicke, Robert Zemeckis, Ruy Guerra e Walter Lima Jr., entre outros.
Além das mostras já conhecidas, como Panorama do Cinema Mundial, Expectativa 2015, Première Brasil, Première Latina, Fronteiras, Midnight, Midnight Docs, Filme Doc, Geração, Itinerários Únicos e Meio Ambiente, o Festival vai dedicar mostras especiais a raridades do Noir Mexicano, ao gênio Orson Welles, às famosas produções de animação do Studio Ghibli e aos Grandes Mestres do Cinema. Pelo segundo ano, o Prêmio Felix vai eleger o melhor filme de temática LGBTQ de toda a programação, escolhido por um júri oficial.
SERVIÇO:
Programão Carioca – Especial Festival do Rio
Data: 2 de outubro (sexta-feira)
Local: Quiosque da Globo, em Copacabana (altura da Rua Miguel Lemos)
19h – Meu passado me condena 2 (classificação – 12 anos)
Data: 9 de outubro (sexta-feira)
Local: Vila Mimosa (Rua Sotero dos Reis, Praça da Bandeira)
21h – Loucas pra casar (classificação – 14 anos)
Local: Largo da Prainha, Saúde (Centro)
19h – Meu Passado me Condena 2 (classificação – 12 anos)
Data: 10 de outubro (sábado)
Local: Praça de São Roque, Paquetá
19h – Caras de pau (classificação – 10 anos)
Data: 11 de outubro (domingo)
Local: Pedra de Guaratiba (Rua Barros de Alarcão, 503)
19h – Qualquer gato vira-lata 2 (classificação – 12 anos)
Entrada gratuita
Retirada de ingressos para o filme 1 hora antes de cada sessão
Outras informações: www.globofilmes.com.br e g1.com.br/rj