Os turistas e visitantes que vão pela primeira vez no Parque das Aves em Foz do Iguaçu, chegam cheios de expectativas. Nas trilhas ou em frente a cada viveiro sempre tem aquela disputa por um espacinho, para tirar aquela foto única e claro, fazer a famosa selfie.
O visitante tem à sua disposição um mapa impresso, ou disponível no site, com a sequência em que a trilha deve ser percorrida. E, ao longo do percurso, placas de orientação impedem que alguém se perca.
E a sensação de ser surpreendidos por uma revoada de Araras, papagaios, Tucanos e outras aves? Sim, podemos entrar em um mega viveiro onde várias espécies estão livres, leves e soltas!!! O Parque da Aves tem mais de 900 animais de 200 espécies, em alguns ambientes não há qualquer tela ou cerca para separar bicho de gente, mas claro, sempre bem protegidos.
O Parque possui a maior quantidade de tucanos em exibição do mundo. A alimentação de tucanos em cativeiro é difícil, pois são muito sensíveis ao excesso de ferro na comida. Após anos de pesquisa a equipe do parque conseguiu desenvolver uma dieta especial, mantendo-os saudáveis. A nutrição é complementada por frutos encontrados na floresta que cerca o parque.
Cuidados por veterinários com experiência no manejo de Tucanos, muitas aves dessa espécie chegaram debilitadas, feridas, em razão dos maus-tratos, ou recuperadas de traficantes. Depois de tratadas, socializam-se com outras aves e são observados pela equipe do parque, que estuda seu comportamento, nutrição e, principalmente, reprodução.
Reprodução
Agrupados em fêmeas e machos, os Tucanos formam casais, aumentando as chances de sucesso na procriação, e após uma seleção de compatibilidades física e comportamental, os pares são separados do grupo, e passam a viver em recintos voltados à reprodução. O monitoramento é constante, inclusive nos ninhos, para aprender sobre comportamento reprodutivo. Como a prioridade é que a reprodução aconteça do modo mais natural possível, as equipes interferem só o necessário.
Como as aves vivem protegidos, livres das ameaças dos predadores e da agressividade dos humanos, vão deixando de lado aquele condicionamento de fugir mediante a simples aproximação das pessoas. Assim, enquanto se caminha, é bastante comum encontrar muitos pousados tranquilamente nas passarelas de circulação. Ficam por ali, paradinhos, fazendo aquele charme e pose, para fotos e filmagens. Não fique com medo de tirar fotos com a Arara mansinha no final do passeio, se tiver fila, aguarde, pois é uma oportunidade ímpar poder tocar em uma ave tão espetacular como essa.
O Parque das Aves está situado na Rodovia das Cataratas km 17, em frente ao Pórtico de Entrada do Parque Nacional do Iguaçu e bem pertinho do Mabu Thermas & Resort. Fica aberto todos os dias do ano. O horário de funcionamento da bilheteria e entrada é das 8h30 às 17 horas.