A convite do Portal Embarque na Viagem, Vinicius Lages, Ministro do Turismo, engenheiro agrônomo e doutor em economia do desenvolvimento com especialização em economia de serviços, turismo e desenvolvimento de negócios, compartilha suas visões sobre o que pautará 2015.
2014 ficará marcado como o ano da Copa do Mundo no Brasil. O turismo foi um dos grandes beneficiados pelo Mundial, que rendeu ao país uma ampla exposição na mídia internacional, ajudou a ampliar o conhecimento do mundo sobre a diversidade brasileira e produziu um extenso legado em várias áreas.
A Copa movimentou 4,86 milhões de turistas entre brasileiros e estrangeiros de 203 nacionalidades. A rede hoteleira comercializou 980 mil diárias e os 21 principais terminais aeroportuários receberam 17,8 milhões de passageiros no período do campeonato. Registramos também recorde na entrada de divisas pelo turismo, com US$ 1,5 bilhão somente nos meses de realização dos jogos.
Foi um grande feito, que nos ajuda a olhar pra frente com otimismo. E 2015 será o ano no qual daremos continuidade aos projetos de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos, da qualificação profissional, do estímulo ao empreendedorismo e da ênfase à inovação. Queremos que a realização das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, venha confirmar aos olhos do mundo nossa imagem de destino acolhedor que recebe seus visitantes com profissionalismo e competência.
Vinicius Lages – Ministro do Turismo