Dia 28, às 18h30, a estação Central do MetrôRio abrirá ao público a obra “Hamlet – A Tragédia do Príncipe da Dinamarca”, de William Shakespeare. Mostra concebida a partir da adaptação teatral de Aderbal Freire Filho, que esteve em cartaz em 2009.
A exposição, idealizada pelo Instituto Oldemburg, reúne fragmentos do texto da obra ilustrada com 12 fotografias da peça Hamlet, protagonizada por Wagner Moura. As fotos de autoria de Guito Moreto retratam as cenas mais impactantes da peça dirigida por Aderbal com a participação de Fabio Lago, Tonico Pereira, Caio Junqueira, Georgiana Góes, entre outros e estarão expostas em painéis fotográficos, em várias dimensões.
Na inauguração da mostra, a atriz Krika Silva, vai percorrer a estação fazendo um monólogo com falas de Ofélia personagem da peça de Sheakspeare. Nos dias 30 e 31 de outubro, acontecerão oficinas de arte e literatura voltadas para o público infanto-juvenil com temas ligados à obra de Shakespeare, onde o participante vai escolher um personagem, montar um fantoche e interpretar uma cena da peça.
Além de Hamlet, outras obras de Shakespeare como Romeu e Julieta, Macbeth, O Mercador de Veneza, Rei Lear, A Megera Domada, entre outros, estarão expostas na vitrine e disponíveis para empréstimo na Biblioteca Estação Leitura, localizada na estação Central do Metrô. As frases mais contundentes de Sheakspeare, como “Ser ou não ser… eis a questão” (Hamlet); “O poder é a escola do crime” (Macbeth); “Assim que nós nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos” (Rei Lear); e a sua cronologia serão veiculadas nos painéis multimídia instalado na estação Central do Metrô.