Um novo relatório divulgado pelo VisitBritain revela que brasileiros são a segunda nacionalidade que mais compra suvenires durante viagens à Inglaterra, Escócia e ao País de Gales. Os visitantes do Brasil também estão entre os top 10 na compra de artigos como roupas ou sapatos e cosméticos ou artigos de perfumaria.
Mais de 50 mil pessoas participaram de uma pesquisa feita pelo VisitBritain, escritório oficial de turismo britânico, para identificar itens que são adquiridos durante uma viagem à Grã-Bretanha. Os brasileiros tiveram destaque em três tipos de produtos: souvenires, roupas ou sapatos, e cosméticos ou itens de perfumaria.
O estudo identifica que os itens mais comprados pelos estrangeiros em geral são roupas ou sapatos (41%), seguidos de comida e bebidas (24%) e depois suvenires (16%). É nesta categoria que os brasileiros mais se destacam, ocupando o segundo lugar (39%) em uma relação das 10 nacionalidades que mais adquirem lembrancinhas típicas, atrás apenas dos mexicanos (43%). Qualquer que seja o país de origem, a geração mais nova (0-15 anos) tende a comprar suvenires baratos para amigos e familiares (40%).
Turistas do Oriente Médio são os consumidores internacionais mais entusiasmados entre todos os pesquisados, tendo duas vezes mais propensão que os outros de comprar roupas e sapatos.
Na divisão por regiões, Londres sai na frente como o local onde visitantes consomem mais itens. No entanto, a Escócia é mais popular que o resto da Inglaterra nas compras de alimentos e bebidas, entre todos os mercados pesquisados.
Mais turistas compram jogos e brinquedos no País de Gales que em Londres ou em qualquer outra parte da Grã-Bretanha. Os itens mais populares comprados no sudoeste da Grã-Bretanha são livros, o que poderia estar relacionado com a grande quantidade de festivais literários que ocorrem nessa parte do país.
Samuel Lloyd, gerente do VisitBritain para a América Latina, afirma: “A Grã-Bretanha oferece uma excelente experiência em compras. Temos lojas maravilhosas em todas as faixas de preços, um estilo especial e marcas britânicas autênticas. Ao inspirar nossos visitantes a comprar, podemos difundir os benefícios econômicos do turismo por todo o país, além de adicionar mais receita às da exportação produzida pelo turismo, que é a quinta maior indústria britânica.”