Prefeitura do Ipojuca comemora 168 anos de Emancipação Política
Polo turístico do Brasil e do mundo, Ipojuca é destaque no cenário mundial por suas belas praias e atrativos, como os engenhos da zona rural do Município. O município fica na Região Metropolitana, distante 49km da capital de Pernambuco, Recife.
Ipojuca abrange os povoados de Muro Alto, Porto de Galinhas, Cupe, Maracaípe, Serrambi e Toquinho, e bairros como Rurópolis, São Miguel e os engenhos.
A principal característica turística do município não poderia deixar de ser a praia mundialmente famosa de Porto de Galinhas, eleita várias vezes consecutivas a “melhor opção de praia do Brasil” pela revista Viagem & Turismo. Sua principal atração são as piscinas naturais visitadas por milhares de turistas anualmente. Entre os muitos pontos históricos, encontra-se o Convento de Santo Antônio, fundado em 1606 e tombado pelo patrimônio histórico nacional em 1937. Ele representa um grande marco do povoamento do município.
Um pouco da História de Ipojuca
O distrito de Nossa Senhora do Ó foi fundado no século XVI e é mais antigo que a própria sede do município do Ipojuca. As terras da região pertencentes aos indígenas foram tomadas e seus donos escravizados pelos senhores de engenho, onde desenvolveram os canaviais. Pouco tempo depois foi construída a Capela, sob a invocação de Nossa Senhora do Ó, e atualmente recebe centenas de fiéis toda semana.
A Assembleia Legislativa Provincial de Pernambuco, através da Lei Provincial nº 152, de 30 de março de 1846, concedeu a Emancipação Política ao município do Ipojuca, com sede na então povoação de Nossa Senhora do Ó. Em 1849, a sede foi transferida para a povoação de São Miguel do Ipojuca em razão da Lei Provincial nº. 236, de 22 de maio do mesmo ano. Durante quase meio século, oscilou a sede do Município entre as duas regiões.
Quer saber um pouco mais sobre alguns lugares da região? Confira nossa matéria sobre Porto de Galinhas