A nossa participação na Jornada Mundial da Juventude foi de muito trabalho, com uma semana de vibração tão positiva que tomou conta não só da Cidade Maravilhosa, mas de todo o País, realmente fez muitas pessoas refletirem, e passarem a olhar para seus semelhantes de uma forma mais carinhosa. O Papa Francisco deu exemplo que liderança nada tem a ver com isolamento. Se quer cativar o povo, tem que ir até ele. Falar com ele e para ele. Nada de ostentação e distanciamento. Ele deu uma lição em muitos “líderes”.
Durante a JMJ Rio2013, tivemos a oportunidade de ter contato com a experiência da vida cristã de milhares de jovens, uma mobilização em torno da fé, sem gritaria e ofensas a outras ideologias ou imagens santas. Vimos mais de 3 milhões de pessoas andando por vários bairros do Rio num clima de alegria e amor, sem briga, confusão, quebra quebra ou palavrões. Uma sensação muito positiva! E o Papa, definitivamente, tornou esses dias mais do que especiais. Uniu pessoas, confraternizou com outras religiões, pregou a paz e a luta por um mundo melhor, com fraternidade e sem desistência. Muitas pessoas não se importaram com metrô fechado, ônibus cheios e ter que disputar lugar para lanchar, almoçar ou jantar com os peregrinos, porque a felicidade dos peregrinos fez tão bem ao Rio de Janeiro, que por alguns dias, muitos esqueceram dos problemas que a cidade possui. Ainda assim, e necessário que em outros eventos tão grandiosos quanto esse, haja um plano B para certas ações e que não se esqueça dos erros que aconteceram durante essa Jornada. Fora isso, o modo de pensar de todos os jovens, trazendo bons frutos e o Papa pedindo que eles assumam o papel de protagonistas dessa mudança, ficando sempre na linha de frente, a modificar a história do nosso país, já é um legado!
[easyrotator]erf_75_1375038059/erc_48_1375038114[/easyrotator]
O silêncio de sábado e domingo, protagonizado por mais de 3 milhões de pessoas durante as orações, mostrou o clima de paz e harmonia que envolvia todos os presentes, tivemos a oportunidade de viver a experiência de também participar da Jornada Mundial da Juventude, um evento único e envolvente, e se você tiver a oportunidade de participar em eventos futuros, não hesite.
Os olhos e ouvidos do mundo ficaram atentos às palavras e ações do Papa Francisco, mas o que mais nos chamou atenção foi como ele gosta do povo, repararam que o pontífice, no altar, tem a fisionomia mais sisuda e concentrada, completamente diferente de quando está no papamóvel, onde é mais sorridente e leve?