Dicas & Destinos

Porto de Galinhas – praias, gastronomia, natureza, arte e muito mais.

Vamos pensar em um lugar que tem vocação natural para o turismo com praias de água cristalina, morna e que formam verdadeiras piscinas te convidando para um momento de puro relaxamento. Agora vamos juntar á isso as mais belas paisagens, uma gastronomia ímpar, um povo lindo e acolhedor e que só foi por dez anos consecutivos eleita como a melhor praia do país e está entre os cinco mais procurados destinos de lazer. Você deve estar se perguntando se esse lugar existe ou se no mínimo ele é muito longe daqui, talvez lá pelo Caribe, quem sabe?! Pois para seu conhecimento, estou falando de Porto de Galinhas, uma pequena joia que pertence ao município de Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco. Ei, espera!! Volta aqui!! Arruma sua mala depois, deixa eu te contar um pouco mais do que tem de muito legal por lá.
 
Porto de Galinhas
 
Embora a praia de Porto de Galinhas seja a mais famosa do município de Ipojuca, a região ainda tem várias opções que agradam tanto quem busca momentos de sossego e contemplação quanto para a galerinha que curte esportes náuticos e natureza selvagem. Afinal, com 18 km de praia, de Camboa ao Pontal de Maracaípe, com areias brancas, coqueirais e mar de água cristalina e morna, com temperatura média de 28º C não é possível que você não encontre a SUA praia.
 
Eu recomendo que você pegue um buggy para fazer a rota das praias e além de conhecer de ponta a ponta a região, aproveite para pegar aquele ventinho gostoso no rosto e de quebra já ir curtindo um sol quentinho. Aliás, põe quentinho nisso, então já sabe que vou avisar para caprichar no filtro solar.
 
Imperdível também é subir á bordo de uma jangada e passear pelo habitat natural de cavalos marinhos, crustáceos e peixinhos coloridos. Pode ser no estuário do rio Maracaípe com seus belos mangezais ou nas piscinas naturais formadas pelos arrecifes de corais. Que tal mergulhar em naufrágios? Uma das mais divertidas modalidades de mergulho você também encontra por lá. Com até 33 metros de profundidade você certamente vai encontrar um cenário perfeito e de tirar o fôlego. Ops!! Melhor deixarmos esta coisa de tirar o fôlego para lá. E como se já não fosse suficiente, ainda existem opções como surfe, jet ski, caiaque, ciclismo, caminhadas, cavalgadas, parapente, trilhas ecológicas, etc. A escolha é sua. Opções de esportes e lazer não faltam. É só escolher as que mais te agradam e curtir muito.
 
[easyrotator]erf_3_1371575328/erc_84_1371575389[/easyrotator]
 
Porto de Galinhas ainda tem muito mais para você desfrutar. Certamente você conhece aquela expressão: “saco vazio não para de pé”, pois bem, prepare-se para se esbaldar com as delícias da região. Não a gastronomia não se restringe a peixes e crustáceos, existe muito mais. Com muitas opções de bares e restaurantes para quem gosta de comer bem e provar a harmonia da gastronomia nacional e internacional vai ficar numa alegria só. Não só nos hotéis, mas principalmente nos restaurantes que ficam no centro de Porto de Galinhas, é possível encontrar variedade de pratos e petiscos com ingredientes que vão desde peixes e frutos do mar a galinha e carnes exóticas.
 
Preservação e Ecologia
Seria no mínimo contraditório falarmos de um lugar tão lindo e bem estruturado e não termos nenhuma atividade que busque o equilíbrio natural da região. Por isso mesmo, Porto de Galinhas conta com dois excelentes projetos de preservação ambiental. São eles o Projeto Hippocampus e a eclosão dos ovos de tartarugas marinhas.
 
Eu estive visitando ambos os projetos e fiquei particularmente muito satisfeita com o que vi. Confesso que não controlei minha emoção ao ver as pequenas tartaruguinhas numa luta para entrar no mar, isso depois de percorrer lentamente um caminho especialmente aberto para ajudá-las. É uma cena muito bonita e fica registrada na nossa mente. Confira abaixo um pouco sobre cada projeto.
 
Projeto Hippocampus
O Projeto Hippocampus, desde 2001 desenvolve estudos sobre a população de cavalos-marinhos de Porto de Galinhas. É uma organização pioneira no país que iniciou suas atividades em 1995, em Porto Alegre. Seu objetivo é evitar a pesca proibida e o comércio de cavalos-marinhos como ornamentais, suvenires e para simpatias e remédios caseiros. A entidade também ministra palestras sobre o modo de vida e os problemas dos cavalos-marinhos para a comunidade local, escolas, universidades e turistas em um espaço próprio de 600 m2.
 
Tartarugas marinhas
Em 2003, a Ecoassociados iniciou as atividades de preservação da tartaruga da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida como “de pente”, a mais ameaçada de extinção, por ter seu casco usado na fabricação de pentes, joias e armações de óculos. Além da caça, a espécie encontrava diversos obstáculos para sobreviver na região.
 
Um dos primeiros trabalhos da ONG foi o de orientar os bugueiros a desviarem dos ovos das tartarugas durante os passeios turísticos. Para auxiliar nesse objetivo, a Ecoassociados monta cercas no entorno de aproximadamente 120 ninhos formados pelas tartarugas durante a época de desova, de setembro a novembro.
 
[easyrotator]erf_3_1371575328/erf_97_1371575892/erc_98_1371575992[/easyrotator]
 
A origem de Porto de Galinhas
Apesar de a galinha ter virado moda na cidade, a origem do nome da vila tem uma fonte histórica que nos leva de volta ao século 19 quando o comércio de escravos estava proibido no Brasil. O desembarque clandestino na região era comum nesta época e para combater a prática proibida, foi construído o Forte da Gameleira, do qual ainda restam ruínas em frente ao posto salva-vidas de Porto de Galinhas. Lá, os navios atracavam com os porões cheios de escravos e uma forma de burlar a fiscalização era cobri-los com engradados de galinhas D’Angola, que também era ingrediente nobre da comida preferida da Corte. Muito criativos, na tentativa de passarem despercebidos,
eles usavam uma senha secreta para avisar aos traficantes de escravos que uma nova remessa deles havia chegado da África. A senha era “tem galinha nova no porto”. E daí surgiu o nome Porto de Galinhas.
 
[easyrotator]erc_39_1371524004[/easyrotator]
 

Até 1997, Porto de Galinhas só tinha a ave no nome, mas a criatividade das artistas plásticas Kiki Zonari e Adriana Didier deu origem à Filó: a galinha de tecido que se transformou em um ícone da região. O encontro da dupla com o artista plástico Gilberto Carcará – mais conhecido pelo seu sobrenome –, difundiram o símbolo e hoje a galinha passou a fazer parte da identidade visual da região e o colorido das portas, janelas e fachadas de hotéis, restaurantes, pousadas e resorts ressaltam em tons vibrantes. Passeando pelas ruas da pequena vila podemos encontrar incontáveis modelos e estilos de galinhas. Desde as mais tradicionais e artísticas, até as mais escalafobéticas e populares. As mais lindas na minha opinião, são as feitas com raízes de coqueiros tombados que o Artista Plástico Carcará esculpe em seu ateliê. Lá também encontramos outras obras de arte de variados padrões, porém tudo feito de forma ecologicamente correta, já que o Artista Plástico só utiliza como matéria-prima de suas obras madeira e elementos naturais que não foram extraídos (arrancados ou tombados propositalmente) da natureza. Confira um pouco mais do trabalho do Artista aqui.

 
Não deixe de visitar também:
O Baobá – árvore que se tornou atração turística em Porto de Galinhas. Com estimados 400 anos de idade – que podem chegar a mil anos – e que possivelmente foi plantada por escravos africanos.

Convento e Igreja do Santo Cristo do Ipojuca – Com mais de 400 anos de história e fé. Seu belo altar é o único do Brasil que possui a imagem de Jesus crucificado com as mãos para o alto, em uma cruz sem emendas.

 
Onde se hospedar:
Fiquei hospedada no Summerville Beach Resort e pude usufruir de todas as áreas que o hotel oferece.
Ótimo complexo de piscinas, opções de lazer super variadas para adultos e crianças. Restaurantes com cardápios muito bem elaborados e um excelente café da manhã com direito a guloseimas típicas de toda a região.
 
As acomodações são muito espaçosas e confortáveis. Na minha, por exemplo, havia uma sala de estar com sofá-cama e tv, cozinha bem equipada, quarto, banheiro e uma varanda com aquela rede necessária para os momentos de total relaxamento. E claro, aquela vista para a magnífica praia de Muro Alto, onde o hotel está localizado.
 
Estive visitando outros hotéis na região também e conhecendo alguns diferenciais que cada oferece para te passar outras opções também. Confira alguns deles:
 
Village Porto de Galinhas – Localizado na praia do Cupe, o hotel dispõe de confortáveis e bem equipadas acomodações, restaurantes e estrutura de lazer. Provei e aprovei muito o delicioso café da manhã e o complexo de piscinas e hidromassagens. Outra experiência fantástica foi a noite de Pop Rock que o hotel oferece sempre para seus hóspedes como opção de lazer noturno. Uma banda excelente e super animada mexeu com a galera. Nota mil.
 
Também localizado na praia de Muro Alto, o Nannai Beach Resort é a opção mais adequada para casais apaixonados ou para aquele turista que está buscando momentos da mais absoluta sensação de relaxamento. Com um visual que nos remete a um jardim tropical à beira-mar, o hotel dispõe de aconchegantes e charmosos bangalôs com muito requinte e conforto. Experimentei o tradicional e acolhedor “Chá das cinco” oferecido na área próxima a piscina e à beira-mar e posso garantir que foi uma experiência deliciosa, com variedades da culinária local e internacional muito bem selecionadas.
 
[easyrotator]erf_3_1371575328/erf_97_1371575892/erc_55_1371576230[/easyrotator]
Onde comer
Peixe na Telha
Fundado em 1991, o Peixe na Telha consegue aliar sabor autêntico, criatividade e beleza dos pratos à beleza do lugar. O restaurante consegue enfeitiçar seus clientes com uma cozinha rica, peculiar e muito saborosa. Cardápio bem variado e preços super justos
Porto Barracuda
Para quem busca um restaurante à beira-mar que capricha no tempero e tem um clima totalmente informal e aconchegante, esse é o lugar. De frente para a praia de Maracaípe, com fácil acesso, cardápio variado e preços honestos, não deixe de experimentar também os excelentes sucos naturais.
Creperia Olinda
Quer fugir para os crepes e pizzas? Então aqui está uma saborosa opção. A tradicional creperia de Olinda abriu sua filial em Porto de Galinhas onde serve uma grande variedade da culinária francesa.
 
Porto de Galinhas pode ser descrito como um destino turístico já consolidado, bem estruturado e amplamente divulgado, mas acredite em mim, nada disso seria possível se seus habitantes não tivessem o calor e a cordialidade de receber bem os turistas. Certamente os cenários são paradisíacos, mas nada disso se compara a sensação de aconchego e carinho que temos ao sermos recebidos. Agora sim, pode correr e preparar sua mala.

Confira em nossa FanPage o álbum Porto de Galinhas  com várias fotos desta viagem

 

*Esta viagem foi realizada em Maio de 2013 a convite da AHPG, Prefeitura de Ipojuca e Empetur.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *