Dicas & Destinos

Conheça um pouco da cidade que abriga o Papa Emérito

Castel Gandolfo, um pedaço do paraíso

 

CastelGandolfo

 

Nas margens do Lago Albano, local abriga os Papas durante as férias e será a residência de Bento XVI nos próximos dois meses.

Na região de Lazio, província de Roma, encontra-se a cidade de Castel Gandolfo, que no passado, era reconhecida pela produção de vinhos. Hoje, famosa por acolher os Papas durante as férias de verão, será a nova casa de Bento XVI nos próximos dois meses.

Uma vista que beira a perfeição: Gandolfo oferece um deslumbrante panorama sobre o Lago Albano e suas extensões. Viajar de trem para esta região – distante cerca de 30 km de Roma – permite aos passageiros admirar paisagens espetaculares da natureza, dos montes arborizados, das grandes mansões, além de belas aldeias que ficam em torno do Palácio de Gandolfo, local que abrigará Bento XVI até sua mudança definitiva para um mosteiro no Vaticano. De acordo com registros históricos, o primeiro a desfrutar deste pedaço do paraíso foi o Papa Urbano VIII Barberini, em 1626.

Palácio de Gandolfo

O clima tranquilo das ruas silenciosas propõe ao visitante horas e horas de relaxamento. A gastronomia também é o ponto forte da região – os terraços panorâmicos do Ristorante Bucci, por exemplo, são os mais visitados devido ao delicioso cardápio típico italiano. Com comércio privilegiado, há uma variedade em opções de vinhos, carnes, e outras especialidades locais. A cidade é pitoresca e, portanto, cenário perfeito para fotografar imagens incríveis.

Grande parte das casas da aldeia são de propriedade de fundações religiosas. A cidade possui aproximadamente 6.927 habitantes, com área equivalente a 55 hectares, e, neste espaço, é possível encontrar o Palácio de Gandolfo, dois mosteiros, uma escola, fazendas, jardins, e um observatório do Vaticano. Ao redor do Lago Albano, há diversas vilas e casas construídas – e ainda preservadas – a partir do século 17.

Castel Gandolfo 1

Turismo religioso

Além do Vaticano, a Itália oferece diversos destinos para quem busca o turismo religioso.

Pádua, na região do Veneto, local onde Santo Antônio, o santo casamenteiro, viveu boa parte de sua vida até o seu falecimento, em 1231, é um dos destinos religiosos mais visitados da Itália. A igreja da cidade, a mais procurada, abriga a tumba do santo. A data de sua morte, 13 de junho, é comemorada pelos paduanos como a festa del Santo.

Assis, em Umbria, é famosa por ter sido o local de nascimento de São Francisco de Assis, santo que é aclamado por dedicar toda a sua vida para ajudar os mais necessitados. A Basília de São Francisco é um edifício classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Lá, o turista poderá admirar os traços da arte italiana pré-renascentista. Repleto de paz e sossego, o ambiente é muito frequentado para a prática de meditação em busca de sabedoria.

Já Cassia, também em Umbria, é mundialmente conhecida por ser a cidade natal de Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis. O santuário da santa é o local mais visitado.

San Giovanni Rotondo, cidade italiana em Puglia, província de Foggia, é o lugar onde viveu o Padre Pio, venerado pela população, principalmente por ter o dom de curar doenças. Desde então, após seu falecimento, em 1968, a igreja de San Giovanni Rotondo se tornou um ponto de encontro de peregrinos e viajantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *