Dicas & Destinos

O Texas oferece atividades ao ar livre para os amantes de esportes e aventura

Repleto de parques estaduais e nacionais e de formações geográficas que possibilitam a prática de esportes de aventura (caminhada, ciclismo, pesca, camping e montaria, só para citar alguns), o Texas é o lugar certo para quem curte atividades ao ar livre e experiências inesquecíveis. Em cada uma de suas sete regiões, da Costa do Golfo ao Big Bend, é possível se divertir, exercitar o corpo e, porque não, ter momentos de pura contemplação, praticando, por exemplo, observação de pássaros – o Texas é conhecido como Birding Capital of the United States, com mais de 600 espécies de aves catalogadas.

A novidade da temporada para os turistas esportistas é a recém-inaugurada trilha Cliffside, a 182 metros do solo, que oferece vistas deslumbrantes – para serem contempladas durante uma caminhada ou passeio de bicicleta. Localizado no Palo Duro Canyon State Park, na região das Planícies de Panhandle, o novo trajeto é ladeado por formações rochosas que somam mais de 250 milhões de anos. A abertura desse caminho deu acesso a outras trilhas já existentes no parque que, juntas, somam cerca de 40 quilômetros a serem percorridos a pé, de bicicleta ou mesmo a cavalo.

Veja mais opções para se divertir em terras texanas: 

Costa do Golfo

A região da Costa do Golfo está repleta de atividades para os turistas que procuram atividades ao ar livre, especialmente maior contato com a natureza. O parque Padre Island National Seashore, por exemplo, engloba e protege pouco mais de 110 quilômetros da costa, e é o lar ideal de tartarugas marinhas, onde é possível ver de perto a procriação e preservação desses animais. Nos céus também é possível observar cerca de 380 espécies diferentes de pássaros.

Perto de Matagorda Island está Rockport, um lugar onde os pássaros escapam da estação fria e fazem ninhos para se reproduzir. Há tours de inverno para vê-los no grande Aransas National Wildlfe Preserve.

Pradarias e Lagos

Na região das pradarias e lagos, está o Dinosaur Valley State Park, onde o turista pode ver, no leito do rio, as pegadas de dinossauro mais bem conservadas do mundo. Duas réplicas de dinossauros em fibra de vidro são o cartão postal do lugar: um Apatossauro de 22 metros e um Tyrannosaurus Rex, de 14 metros, onde todos os visitantes tiram fotos. Mas nem só de passado se vive no parque: é permitido realizar piqueniques, camping, caminhadas, mountain bike, andar a cavalo em uma área reservada, nadar no rio, pesca e observação da vida selvagem. 

Colinas

No Enchanted Rock State Natural Area é possível acampar, fazer caminhadas, escalar, observar aves e à noite, estrelas. Mas uma atividade que faz sucesso entre os turistas é o estudo geológico do local: a ‘rocha encantada’ que dá nome ao parque é uma gigantesca formação de granito rosa, que sobe a 129 metros do solo e está a 556 metros do nível do mar. É um dos maiores batólitos (formação rochosa descoberta naturalmente pela erosão com o passar do tempo) dos Estados Unidos.

Vida de caubói no Big Bend National Park

Vida de caubói no Big Bend National Park

No Big Bend National Park o turista pode desfrutar de ambientes muito diferentes entre si: montanha, rio e deserto. Isso possibilita explorar os caminhos a pé, de bicicleta ou canoa. Ainda assim, seu maior atrativo é a exploração a cavalo: existem serviços que oferecem viagens a cavalo que duram de algumas horas a alguns dias. Para se sentir um verdadeiro caubói! Quem busca mais adrenalina pode optar por escalada em rocha, aventuras off-trail ou mountain biking.

Floresta de Pinheiros

A região dos pinheiros abriga árvores altíssimas e vegetação exuberante, além do Big Thicket National Preserve, um parque incomum: uma convergência de ecossistemas ocorrida durante a última era do gelo reuniu, em apenas uma localização geográfica, as florestas de carvalho do leste, as planícies da costa do Golfo e as pradarias da região centro-oeste. O local é o habitat natural para muitos pássaros, animais e plantas raras, além de ser ideal para acampamentos, trilhas, caça, pesca e programas educacionais. 

Planície do Sul do Texas

O Sul do Texas abriga as antigas missões, igrejas e monumentos que remontam a história do Texas. Mas nem só de história vive a região: lá também está a Natural Bridge Caverns, um conjunto de incríveis cavernas subterrâneas (as maiores do Texas e as principais formações desse gênero do mundo), repletas de formações espetaculares, onde é possível realizar uma trilha incrível, com guia, ao longo de passarelas pavimentadas e bem iluminadas.  

Sobre o Turismo no Texas

O Texas é um destino excelente para viajantes em busca de lazer ou negócios do mundo todo. Viagens e turismo no Texas colaboram nas economias estaduais e locais, como fica evidente com os US$ 63 bilhões gastos por um número estimado de 208 milhões de turistas que visitaram os destinos do Texas em 2011. Viagens e turismo continuam entre as indústrias mais importantes e maiores do Estado, apoiando diretamente 530 mil empregos e gerando US$ 4 bilhões em impostos locais e estaduais em 2011.

Para obter informações adicionais sobre os destinos do Texas, experiências e eventos, visite TravelTex.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *