Visando atingir as metas de energia autoimpostas pela administração do aeroporto de Manchester, no Reino Unido, a OSRAM, multinacional alemã especializada em iluminação, forneceu soluções de LED para substituir as lâmpadas fluorescentes tubulares nas áreas de chegadas e partidas do Terminal 2. A atualização do sistema de iluminação, que levou quatro meses para ser concluída, proporciona redução de 40% no consumo energético e impressiona pelo design e durabilidade.
No projeto foram utilizados aproximadamente 1,2km da fita de LED LINEARlight POWER Flex. “A fita possui um adesivo na parte traseira para instalar o produto em locais metálicos e, devido à flexibilidade, pode ser manipulada em curvas sem diminuir o efeito pretendido. Isso possibilita o funcionamento contínuo de luz, sem sombras ou manchas escuras”, destaca Sergio Costa, gerente nacional do Canal Projetos & Soluções da OSRAM.
Considerado terceiro aeroporto mais movimentado do Reino Unido em termos de números de viajantes, Manchester mantém atenção em todos os aspectos de infraestrutura para garantir a satisfação dos passageiros e expectativas comerciais. De acordo com o Técnico em Projetos do aeroporto, Jonathan Beswick, a segunda fase do trabalho está sendo planejada, com o intuito de implantar o sistema de controle de iluminação DALI habilitado T2, para otimizar ainda mais o uso de iluminação em uma ampla variedade de condições. “Nossa intenção é gerar uma economia de energia adicional de 100.000 kWh, além dos 250.000 kWh fornecidos pelo sistema já instalado”.
Para Sergio Costa, as soluções utilizadas no projeto europeu são altamente versáteis e duráveis. “A compatibilidade DALI significa que o sistema é totalmente complementar às soluções de controle energeticamente eficientes. Além disso, estamos testemunhando o aumento de instalações desse tipo em espaços públicos e privados. O aeroporto de Manchester reconheceu todos esses benefícios e, como resultado, possui uma solução de iluminação ideal para o presente e pronta para o futuro”.