Ainda no espírito de comemoração pelo aniversário da Cidade de Niterói, estava aqui pensando em montar um roteiro básico para os turistas que pretendem conhecer a Cidade Sorriso e encontrei esta opção muito bem estruturada que a NELTUR preparou e achei bastante adequado disponibilizá-lo aqui para vocês. No final da página coloco o link da Neltur onde retiramos o roteiro. Esperamos que o roteiro possa ser bastante útil e como já o fizemos algumas vezes, super-recomendamos.
Roteiro Niterói em 3 dias
Niterói possui uma diversificada beleza natural, lindos patrimônios históricos e diversos locais para se visitar. Por isso foram criados 3 roteiros para que você possa conhecer os principais pontos e aproveitar ao máximo o seu tempo nessa deliciosa cidade.
1° DIA: PRAIAS OCEÂNICAS E PARQUE DA CIDADE
Aproveite o dia para conhecer o maravilhoso espetáculo de praias: Piratininga, Camboinhas, Itacoatiara (paraíso dos surfistas) e Itaipu. O Parque da Cidade, localizado no Morro da Viração, no Bairro de São Francisco, com altitude de 270 metros, oferece duas rampas para prática de voo livre e uma visão panorâmica da Região Oceânica e da Baía de Guanabara.
2° DIA: COMPLEXO DOS FORTES
Comece o dia conhecendo as belezas das praias da Baía de Guanabara. Partindo do Gragoatá, siga pela Boa Viagem, Icaraí, São Francisco, Charitas até chegar a Jurujuba, pitoresca colônia de pescadores. Em seguida, embarque numa volta à história. Niterói possui o segundo maior complexo de Fortes e Fortaleza do país. Datada do ano 1555, a Fortaleza de Santa Cruz foi a 1ª fortaleza erguida no entorno da Baía de Guanabara. Os Fortes Rio Branco e Imbuí localizam-se em mar aberto e dispõem de uma série de atrativos naturais. Dos Fortes São Luís e do Pico tem-se uma visão deslumbrante do Oceano Atlântico, de Niterói, da Baía de Guanabara e do Rio de Janeiro.
3° DIA: CAMINHO DOS MUSEUS
Reserve o dia para um programa cultural. Siga até o Mirante da Boa Viagem e desfrute o Museu de Arte Contemporânea (MAC), obra ícone da arquitetura moderna de Oscar Niemeyer. É um lugar privilegiado para apreciar as paisagens do entorno da Baía de Guanabara. A poucos minutos do MAC, encontram-se o Museu do Ingá (palácio em estilo neoclássico), Museu Antônio Parreiras (pintor paisagístico do início do século XX) e o Solar do Jambeiro (belíssimo prédio de arquitetura portuguesa do século XIX revestido de azulejos).
Link original da Neltur