Conhecida como reduto de surfistas, no Rio de Janeiro, a famosa Prainha, recebeu recentemente a certificação internacional Bandeira Azul. Trata-se de um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo mundo.
O programa foi criado por uma ONG de educação ambiental que já certificou mais de 3.800 praias em 46 países. O Bandeira Azul existe há 25 anos e chegou no Brasil em 2006.
Para obter o selo é necessário atender a vários critérios estabelecidos pela ONG, entre eles, educação e informação ambiental; qualidade da água de banho; gestão ambiental; segurança e serviços.
No dia 28 de setembro, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul se reuniu em Copenhagen, na Dinamarca, e divulgou a certificação após analisar as candidaturas de praias e marinas do Hemisfério Sul, temporada 2012/2013.
O Brasil inscreveu três candidatos e todos foram aprovados. Estão na lista a Praia do Tombo (Guarujá/SP) e a Marina Costabella (Angra dos Reis/RJ), que recebem a certificação pelo terceiro ano consecutivo, e a Prainha (RJ), que recebeu a certificação pela primeira vez.
Matéria extraída na integra do blog Destino Brasil: blog.turismo.gov.br