O Panamá possui uma multiplicidade cultural que o torna único na região, o que contribui ainda à constante presença de visitantes de todas as partes do mundo. A origem desta singular mistura cultural é, sem dúvida, a característica de cruzamento que sempre teve o país, mas também a conexão intensa do Panamá com o mar, que o torna muito parecido a uma ilha do Caribe.
A história geológica do Panamá é relativamente recente. Há aproximadamente três milhões de anos, uma estreita faixa de terra emergiu do mar como resultado de movimentos tectônicos e atividade vulcânica. Este novo istmo separou as águas do Caribe e do Pacífico, uniu as massas continentais da América do Norte e do Sul, criou o Mar do Caribe e a corrente do Golfo, transformou o clima mundial aquecendo as antes geladas costas européias e deu origem à savana africana. Deu início também a um massivo intercâmbio da flora e fauna entre norte e sul, atuando como ponte de vida que incluiu o passo dos humanos que povoaram todo o continente.
Visite Panamá que já tinha site em Português, chegou ao Facebook.
Desde então, a posição geográfica do Panamá tem um papel predominantemente estratégico, em todos os sentidos. A esbelta silhueta do país mede apenas 80 quilômetros na parte mais estreita, o que permitiu a construção do Canal do Panamá, em meados do século vinte, que voltou a criar uma ligação entre os oceanos.
Via ATB – Governo Nacional/República do Panamá
Foto: visitpanama.com