Imagine um país tecido a mão, onde etnias, nuances culturais e magníficas paisagens se encaixam em perfeita harmonia em um território belíssimo traduzido em cores para lá de vivas e formas que impressionam? Onde fica isso? Aqui bem pertinho do Brasil, no nosso continente mesmo, estou falando sobre o Equador.
Recentemente, recebemos em nossa FanPage uma mensagens da leitora Tiana Santos com algumas dúvidas sobre o Equador e isso nos inspirou a escrever um pouco sobre esta bela região carregada de natureza e paisagens lindíssimas. O Equador é recheado de belezas naturais e possui além de vulcões ativos, florestas tropicais, vales muito férteis e um povo muito alegre e espirituoso. Mais ainda, eles têm o fantástico arquipélago de Galápagos e nichos ecológicos com fauna e flora únicas. Está bom para você?
Apesar de ser um país pequeno, o Equador tem uma considerável diferença no clima. O do altiplano andino é relativamente temperado e seco, esta estação é entre junho e setembro. Entre janeiro e maio temos a estação chuvosa. Você consegue imaginar que em alguns lugares a temperatura média anual varia entre 13º e 16º e que a diferença de temperatura entre o dia e a noite é enorme? Em lugares como Galápagos e Guayaquil a temperatura já aumenta um pouquinho e fica entre os 25º e 30º, com clima úmido.
Quito
Quito tem em média dois milhões de habitantes e foi a primeira cidade a ser nomeada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, graças a sua mistura de história e cultura que atiça a imaginação de qualquer pessoa. Somente a 10 km da cidade fica a famosa linha do Equador e o monumento da Metade do Mundo.
Fazer uma caminhada pela Cidade Velha de Quito é imperdível. Não tem como não se impressionar com a arquitetura, o Museo del Banco Central e se deliciar com a gastronomia local. Obviamente que você também tem que conhecer os mercados de artesanato local.
Não deixe de visitar:
- Mirante de Guapulo
- Casa de cultura
- Palácio Legislativo
- Mirante San Juan
- Quito Colonial
- Praça Independência
- Palácio do Governo
- Igreja da Companhia
- Igreja de São Francisco
- Monumento da Metade do Mundo
- Museo Inti-Nan
- Teleférico de Quito
Riobamba
Uma das cidades mais antigas do Equador foi assentamento da cultura Puruhá, famosa por sua cerâmica. No Centro Histórico você poderá conferir a arquitetura das famílias aristocráticas dos séculos 19 e 20. Ao todo, são mais de 400 imóveis tombados pelo Instituto Nacional de Patrimônio Cultural.
Visite também:
- Avenida dos vulcões
- Parque Nacional Cotopaxi e Hacienda
- Nariz del Diablo
Guayaquil
Centro de comércio do Equador é a segunda cidade mais importante do país. Por lá também se encontra o principal porto do Equador. Um passeio pelo bairro Las Penas é imperdível
Galápagos
O arquipélago de Galápagos compreende 17 ilhas principais e mais ou menos 100 menores em um mosaico único que só é possível nesta localidade. Cada ilha tem suas características próprias e muitas vezes, fauna e flora bastante específicas. Em algumas existem enormes crateras vulcânicas com mais de 1.500m de altura e várias em atividade. O clima é quente e muito úmido.
Galápagos é um capítulo á parte e uma experiência única no Equador. O inesquecível contato com animais aquáticos e terrestres é algo que beira ao sonho. É muito fácil sentir-se parte integrante deste mundo azul.
Uma das mais conhecidas habitantes da região, a grande Tartaruga de Galápagos, é talvez a mais representativa espécie da região devido a sua fama, mas as ilhas do Pacífico que deixaram Charles Darwin enlouquecido com sua diversidade têm muito mais. Galápagos só é o principal laboratório vivo de biologia do mundo. Está bom para você?
Para quem é apaixonado por natureza e adora mergulhar como eu, Galápagos é um prato transbordando de beleza. Não deixe de ter este contato mais íntimo com a imensidão de vida que é este arquipélago.
Não deixe de visitar de forma alguma:
- Ilha de Santa Cruz
- Cais do Canal de Itabaca
- Ilha Bartolomé
- Pináculo
- Ilha de Seymour
- Lago Dragon Hill (Cerro Dragon)
- Praia Tortuga Bay
- Baía Academia em Ilha Santa Cruz
- Ilhas Plazas
Outras dicas sobre o Equador
- Fuso horário – duas horas a menos pelo fuso de Brasília
- Idioma – espanhol
- Entrada – passaporte com validade mínima de seis meses
- Para visitar Galápagos – paga-se uma taxa ao Parque Nacional Galápagos
- Moeda – Dólar americano
Gastronomia
A comida tradicionalmente equatoriana possui uma grande variedade de mariscos, carnes e vegetais. Todos muito bem combinados com molhos que realçam o sabor e são um verdadeiro deleite.
O Equador, como podem ver é muito mais que uma “linha” que divide hemisférios e muito mais que cores. Conheça e se apaixone também!