A ópera Così Fan Tutte, o balé Don Quixote, o sexteto argentino Escalandrum com o show Piazzola Plays Piazzolla, liderado pelo baterista Daniel “Pipi” Piazzolla, neto do grande Astor Piazzolla, e a peça infantil Barbeiro de Ervilha são algumas das atrações que acontecerão em espaços culturais da cidade serrana.
A 12º edição do Festival de Inverno de Petrópolis começa oficialmente, este ano, no dia 6 de julho e vai até o dia 15 de julho com uma programação imperdível.
Mantendo a tradição, a Abertura de Gala acontecerá na Catedral São Pedro de Alcântara, no dia 6 de julho, às 20h, com a apresentação inédita do jovem premiado organista alemão Christian Shimitt que será acompanhado pelo famoso Coral dos Canarinhos de Petrópolis, em participação especial. Shimitt é atualmente o organista oficial da capela de Freiburg, na Alemanha. O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, com quase 70 anos de existência, terá regência do maestro Marco Aurélio Lischt, ex-canarinho e a frente do grupo há mais de dez anos.
Durante o evento, que será realizado em locais diferentes de Petrópolis, o público terá a aportunidade de assistir a dezenas de apresentações musicais e artísticas, como por exemplo, Jorge Aragão, no dia 6 de julho ; o balé Don Quixote, de Miguel de Cervantes, com a Cia Brasileira de Ballet, no dia 7 de julho; da peça infanto-juvenil sucesso de público e críticas, Barbeiro de Ervilha, uma comédia musical, adaptada da ópera cômica italiana “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioacchino Rossini com libreto de Cesare Sterbini, no dia 8 de julho; da Música Barroca com o conjunto Quadro Antiquo no dia 11 de julho; no dia 13 de julho do sexteto argentino Escalandrum, liderado pelo baterista Daniel Piazzolla, neto do grande Astor Piazzolla, que apresenta-se em comemoração ao ano Piazzola, e da importantíssima ópera bufa Così Fan Tutte, de Wolfgang Amadeus Mozart, no dia 14 de julho, com orquestra tocando no fosso do Theatro D. Pedro, um espetáculo que contará com a participação de 12 solistas, coro e orquestra sinfônica da UFRJ. Como você leu, tem para todos os gostos, simplesmente imperdível !!
Outras atrações que valem a pena ser conferidas são as que acontecerão no Palácio de Cristal: o Cristal Jazz, como o próprio nome diz, trará o melhor do jazz, como a cantora carioca Taryn, em um Tributo às Divas do Jazz, com o show intitulado Negro Blue, dia 11 de julho. Suas interpretações vigorosas vão desde o jazz, blues, soul, até o rock´n roll e a MPB. Outro show imperdível é o da cantora holandesa Martie Rikhof com Marcos Amorim Trio, dia 13 de julho.
Os concertos à Luz de Velas, que acontecerão na maravilhosa Sala da Batalha no Museu Imperial, sempre às 18h, também estão entre as atividades mais importantes e esperadas. No dia 7 julho, será a vez do pianista Sérgio Monteiro e a violonista Gabriela Queiroz entrarem em cena.
Para quem curte novos sons e tem curiosidade em saber que bandas despontam no atual cenário musical, a dica é ir até o Theatro D. Pedro e assistir – ao lado de fora – os espetáculos em sua escadaria. Os shows prometem fazer o público dançar e se esquentar nas noites frias do inverno de Petrópolis.
No dia 7 de julho, quem inaugura os degraus no festival deste ano é o grupo JPG – liderado pelo vocalista e guitarrista João Ramalho, filho de dois grandes mestres da música brasileira, o cantor e compositor Zé Ramalho e Amelinha. As músicas são executadas por apenas dois violões e um instrumento percussivo ímpar, chamado cajón.
No dia seguinte, 8 de julho, o quinteto carioca Nova Lapa Jazz pretende democratizar o jazz na rua. No dia 13 de julho, a genial Orquestra Voadora, que ganhou vida a partir do encontro de músicos do carnaval de rua do Rio, vai combinar ritmos, estilos e timbres, numa músicalidade espontânea e vibrante, tocando os tradicionais sambas e marchinhas. Dia 14 de julho, a Orquestra Afrobeat Abayomi, da Nigéria significa encontro feliz, promete que fará juz ao próprio nome.
Para quem curte filmes e palestras também terá uma boa programação para aproveitar o Festival. Os amantes de Shakespeare terão a oportunidade de assistir, no Auditório do Museu Imperial, dia 7 de julho os comentários do especialista Mário Willmersdorf Jr. sobre a obra Romeu e Julieta. No Centro de Cultura Raul de Leoni, dia 15 de julho, o destaque vai para a comédia musical «Os Guarda-Chuvas do Amor (Les parapluies de Cherbourg)», dirigido por Jacques Demy e estrelado por Catherine Deneuve e Nino Castelnuovo.
Os aficionados pelo jazz (dentro de um ambiente mais intimista) e pelas românticas canções francesas têm encontro marcado dias 7 e 9 de julho, no Igualite. Dia 7, entra em cena o trompetista alemão Uli Beckerhoff e convidados tocando jazz. Dia 9, Mariano Trio apresentará o show “Blues and Some news”.
O Festival de Inverno tornou-se uma tradição em Petrópolis, com repercussão no Brasil e na América do Sul. Além de mobilizar a população local e as redondezas, gera um grande movimento de turistas que normalmente deixam as pousadas, hotéis e restaurantes da cidade lotados durante todo o período do festival.
Os ingressos, olhem só que legal, são todos a preços populares, porém em muitos espetáculos a entrada é franca mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais dos eventos.
LOCAIS:
CATEDRAL SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA – Rua São Pedro de Alcântra 60, centro
Tel: 24 2242-4300
Capacidade do local: 506 lugares sentados – 1.500 em pé
Estacionamento gratuito em frente à Catedral : 300 carros
Sem acesso para deficientes
Eventos gratuitos
PETROPOLITANO – Av. Roberto Silveira, 82 – Centro
Tel.: 24 2242 2733
Capacidade: 2000 pessoas
MUSEU IMPERIAL – Rua da Imperatriz 220, centro.
Tel: 24 2237-8000 / Ramal 230
Capacidade Sala Multimídia (palestras): 70 lugaresCapacidade da Sala da Batalha: 120 LUGARES
Acesso para deficientes
Não possui estacionamento
Compra dos ingressos na bilheteria do Museu, de terça a domingo, de 11 às 17h30
Não aceitam cartões
THEATRO D. PEDRO – Praça dos Expedicionários s/n
Tel: 24 2235-3833
Capacidade do local: 510 lugares
Acesso para deficientes
Não possui estacionamentoNão aceitam cartões
Compra de ingressos somente na bilheteria do local, de quarta a domingo, de 14 às 18h
PALÁCIO DE CRISTAL – Rua Alfredo Pachá s/n, centro
Tel: 24 2247-3721
Capacidade do local: 250 pessoas sentadas – 500 em pé
Acesso para deficientes
Não possui estacionamento
PALÁCIO RIO NEGRO – Av. Koeler, 255
Tel.: 24 2246-9380
Capacidade: 60 pessoas
Tem estacionamento
HOTEL SOLAR DO IMPÉRIO
Av. Koeler, 376, Centro
Tel : 24 2103 3000
Capacidade: 80 lugares
Tem estacionamento
PRAÇA DOM PEDRO – Praça Dom Pedro II, s/nº – Centro
PRAÇA DA LIBERDADE – Situada no encontro da Av. Roberto Silveira, Av. Koeler,
R. Dr. Nélson de Sá Earp e R. Barão de Amazonas – Centro
CENTRO CULTURAL RAUL DE LEONI – Praça Visconde de Mauá 305
Tel.: 2247-3747
Capacidade: 50 pessoas
IGUALITÉ – Rua Nelson de Sá Earp, 297
Tel.: 2231-8304
Capacidade: 100 pessoas
Confira a programação completa do Festival aqui.