Na terça-feira (19/06), entra em cartaz a exposição interativa “Senna Motion”, que mostra a trajetória pessoal e profissional do tricampeão da Fórmula 1, um dos maiores ídolos do país.
A mostra é dividida em áreas temáticas para apresentar: o estilo de dirigir de Senna, os bastidores da Fórmula 1, as contribuições do piloto ao automobilismo, as principais corridas e vitórias inesquecíveis.
Na largada, o público conhece detalhes de Senna e assiste a depoimentos de pilotos e pessoas importantes na vida do campeão. Em um dos momentos da mostra, o visitante poderá sentir a mesma sensação de um campeão na Pole Position, com projeções e sons que simulam uma corrida.
Num país com poucos heróis, Ayrton Senna é o herói do nosso tempo, aquele que suspende o tempo e que por sua excelência supera a condição humana. Mas com total humanidade, como os guerreiros épicos antigos da mitologia.
Sabia reunir a paixão pela velocidade com a emoção, seja no empenho da vitória, seja na motivação que o levou ao pódio. A mesma emoção que provocava no público, mesmo em que não se interessava por corridas, que sentia a garra com que defendia o ser brasileiro.
Isso é Senna Emotion, palavra que reúne, como ele, os conceitos de emoção e de “motion”, movimento. Afinal, emoção sem movimento, sem ação, não leva a nada. Movimento sem emoção é física pura. Apenas a junção dos dois define Ayrton.
Muitos admiram a sua técnica, a perfeição na pilotagem, a sua precisão sobre-humana na máquina. A grande maioria, porém, ama Senna por ele ser capaz disso tudo e dizer, com orgulho, que era um brasileiro. Por estar no chão das pistas com a cabeça em Deus.
Na corrida da vida ele fez um pit stop e pensou no futuro dos que “corriam” para sobreviver num cotidiano sem pódios e louros. É inútil correr sem razão. Ayrton sabia por que corria.
Então, nada mais natural que Senna Emotion coloque a tecnologia a serviço da paixão, pondo você em contato com Ayrton e com a emoção que o motivava.
Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Período da exposição: 19/06/2012 a 15/07/2012
Horário de funcionamento:
10h00 às 17h30 (terça a sexta-feira)
14:00hs às 18:00hs (sábados, domingos e feriados)
Acesso: valor de entrada no Museu é de R$ 8,00.
Com Folha online, Instituto Ayrton Senna e texto de Carlos Haag