.
Centro de Visitantes do Parque dos Corais traz inovadora exposição multimídia e interativa que alia entretenimento à sensibilização ambiental
Experiência impactante e com interatividade direta. Ao pisar no interior da histórica casa Colônia de Pescadores Z23, o visitante é envolvido por uma grande projeção imersiva de vídeos em alta definição, que o convida a desvendar o mar de Búzios (RJ). Esse livre e original mergulho multimídia pode ser feito no Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios. Localizado na badalada Rua das Pedras, conta com o conteúdo e a gestão do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. O Coral Vivo idealizou cada detalhe e usou os recursos do patrocínio para fazer a reforma e a manutenção da casa, contratar os especialistas e a equipe que atua no novo espaço destinado a moradores e turistas. Um verdadeiro presente para a Região dos Lagos Fluminense.
“Idealizamos esse Centro de Visitantes para trazer à tona todo o encantamento e beleza desse parque natural, que fica no fundo do mar e inclui os núcleos Bardot, Tartaruga e João Fernandes”, explica o biólogo Clóvis Castro, coordenador geral do Projeto Coral Vivo, responsável pela realização e operação do espaço. “Esperamos com ele que, quando as pessoas olharem para o mar, não vejam somente a superfície, mas que imaginem o que está acontecendo ali debaixo. E, com isso, valorizem e cuidem desse importante ecossistema”, diz Castro.
Diante do mosaico de imagens de impacto, em fragmentos inspirados em pólipos de corais, o público pode explorar como desejar o espaço e descobrir diferentes pontos de interação. E mais: ele ganha o poder de influenciar o lugar inteiramente. O projeto cenográfico, multimídia e interativo para a exposição foi criado pela produtora carioca SuperUber, especializada em unir arte, design e inovação tecnológica, e que tem no currículo espaços de prestígio nacional e internacional como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Todo o conteúdo disponível apresenta versões em português, inglês e espanhol.
Quatro telas interativas levam para o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios experiências de encantamento para que o público se perceba inserido nesse ecossistema. Uma delas proporciona a sensação de profundidade, onde se pode “nadar” entre seres que existem no mar de Búzios como peixes, corais e algas, que passam interligados de acordo com a cadeia alimentar. Ao ser tocado, são apresentadas informações sobre seus hábitos alimentares. Há também a opção de eliminá-lo para observar o impacto disso. A intenção é deixar o visitante como admirador e participante ativo, explorando o lugar de forma livre com a disposição de informações sobre conservação, educação ambiental, pesquisa, oceanografia e ambientes marinhos.
Com conteúdo e operação do Projeto Coral Vivo, o Centro de Visitantes tem o intuito de aliar informação ao lazer. Assim, pretende mobilizar turistas e população local para conservar a biodiversidade marinha da região e ressaltar a importância da preservação das comunidades de corais na manutenção da vida nos oceanos. Ele é o mais moderno centro de visitantes de um parque natural, que os gestores têm notícia. “É importante mostrar para moradores e turistas que a fauna marinha da região é diferente de outros lugares. Também disponibilizamos um pequeno museu em vitrines com peças físicas de espécies encontradas no mar de Búzios: esqueletos de corais, como o orelha-de-elefante, e uma coleção de moluscos, por exemplo”, explica a coordenadora de Comunicação do Projeto Coral Vivo, a bióloga Débora Pires. Do lado de fora, fica a bilheteria, uma lojinha de produtos exclusivos e um aquário com seres presentes no mar da região e cuidadosamente tratados por experientes biólogos marinhos. A receita da bilheteria é revertida para essa e outras ações do Projeto Coral Vivo em Búzios.
Conheça as quatro telas interativas
Tela Interativa Parque dos Corais de Búzios
Uma continuação das formas da cenografia toma conta da tela. Ao tocá-la, o visitante aciona vídeos com locução sobre temas como conservação, educação ambiental e pesquisa, respeito às regras e valorização do Parque dos Corais. Em “O Homem e o Mar”, por exemplo, conhece a história da relação entre eles em Búzios. Um dos vídeos sempre apresentará a mais recente campanha do Projeto Coral Vivo na cidade e na Região dos Lagos.
Tela Interativa Oceanografia de Búzios
O visitante interage com uso de um mapa, animações e ícones, com as propriedades físicas do meio marinho, para descrever os ventos e seu impacto nas estações, nas espécies, ondas e temperatura da água. Uma animação especial do mapa explica o fenômeno da ressurgência, que torna a água mais rica em nutrientes e aumenta a quantidade total de seres vivos na região.
Tela Interativa Teia Alimentar
Nesta tela, é possível “nadar” através de uma nuvem de seres como peixes, algas, corais e bactérias. Interconectados, quando tocados, mostram mais informações sobre seus hábitos alimentares e revelam conexões com os demais. O visitante poderá interferir no cenário ao eliminar um dos seres e observar o impacto que a falta dele causa no ecossistema.
Tela Interativa Ambientes Marinhos
Um jogo divertido, no qual um grupo de personagens ensina o visitante sobre o impacto das ações do homem nos ecossistemas, como manguezal, banco de corais e banco de gramas marinhas.
Serviço:
Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios
Endereço: Ruas das Pedras, 141, Búzios (RJ).
Horário de funcionamento: Dezembro a fevereiro: diariamente, das 15h até meia-noite. Entre março e novembro, de quinta a domingo e nos feriados, das 17h até meia-noite.
Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).
Forma de pagamento: Dinheiro. Cartões: Visa, Master, American Express.
Faixa etária: Livre.
Lojinha: Venda de produtos exclusivos do Projeto Coral Vivo: jogos americanos, ribanas, porta-copos, lápis, canetas, vídeos, entre outros.
Mais informações no site