O Rio de Janeiro é uma maravilha em constante transformação. A beleza natural ainda se mistura a prédios históricos, mas novas construções abriram caminho para paisagens em que o antigo e o moderno se misturam.
Ainda existe uma pequena confusão sobre a data do aniversário da cidade. Alguns dizem que é dia 20 de janeiro e outros 1º de março. A primeira data é para homenagear o padroeiro da cidade, São Sebastião, que foi a homenagem dada por Estácio de Sá ao fundar a cidade em 1565, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro. Porém a data oficial da fundação é mesmo dia 1º de março.
PÃO DE AÇÚCAR – Primeiro teleférico instalado no Brasil é um dos mais importantes ícones do turismo carioca, tornando-se uma das principais marcas registradas da cidade do Rio de Janeiro.
A vista da Baía da Guanabara, considerada uma das paisagens mais belas do mundo, era o atrativo que levava curiosos e alpinistas a escalar o Pão de Açúcar, já em fins do século XIX.
O complexo turístico é formado por três estações – a da Praia Vermelha, Morro da Urca e Pão de Açúcar – interligadas por quatro bondinhos – dois no trecho Praia Vermelha/Morro da Urca e dois no trecho Morro da Urca/Pão de Açúcar. O Morro da Urca tem 220m de altura e o do Pão de Açúcar, 396m.
O acesso ao Pão de Açúcar é na Avenida Pasteur Nº 520 no bairro da Urca. Desde o centro ou da zona sul pode-se chegar de ônibus na estação, o ponto é na Praça General Tibúrcio, em frente à estação.
– CRISTO REDENTOR –
Símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, foi eleito como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New 7 Wonders Foundation, da Suiça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta. O cartão postal carioca, não é só uma maravilha brasileira, é mundial, e, ao lado de importantes outras maravilhas, também eleitas, como a Muralha da China; o templo Helênico de Petra, na Jordânia; Machu Pichu, no Peru; Coliseu de Roma, na Itália; Taj Mahal, na Índia e o templo da civilização Maia de Chichén Itzá, no México. As Pirâmides de Gizé, no Egito receberam o título de hors-concours, por ser a única maravilha remanescente do mundo antigo. E a escolha foi merecida. Do alto de seus 38 metros, e dos 710 metros do Morro do Corcovado, o Cristo Redentor é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca.
– TREM DO CORCOVADO –
O trem do Corcovado funciona das 8:30h às 19:00h, com saídas a cada meia hora de segunda a domingo, mas é bom se informar antes de ir, pois podem ocorrer alterações sem aviso prévio. A duração da viagem leva cerca de 20 minutos., e o morro do Corcovado está situado na Serra da Carioca e faz parte do Parque Nacional da Tijuca.
Mais que cartões postais, o Rio de Janeiro abriga muitas riquezas culturais, ecológicas e históricas. Descubra todas as maravilhas que cada uma das atrações guarda!