O Rio de Janeiro é conhecido por suas praias, belezas naturais e boemia, mas, desde a realização dos jogos Olímpicos, o Porto revitalizado – com atrações como o Museu do Amanhã e o maior mural grafitado a céu aberto do mundo, do artista Cobra – tem atraído centenas de turistas. Os próprios cariocas vivem “turistando” no Porto Maravilha. Esse é mais um dos motivos para conhecer a Festa dos Santos Populares Portugueses que tem a segunda edição já marcada para os dias 9, 10 e 11 de junho na cidade maravilhosa. A programação musical, gastronômica, cultural e literária mistura a tradição e o contemporâneo português com toda a receptividade carioca. Alceu Valença abre e a musa pop lisboeta, Ana Moura, encerra a programação musical.
O festival vai ocupar uma área de 5 mil m2 no cais do Porto, o Armazém da Utopia. O navio-escola Sagres, principal embarcação de preparação e treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa, aportará atrás do Armazém e estará aberto à visitação nos dias do evento. O veleiro vem ao Brasil, especialmente, para participar da festa. A cenografia da também promete surpreender. Quem assina é a dupla Felipe Tassara e Daniela Thomas, que dirigiu junto com Fernando Meirelles e Andrucha Waddington a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016.
Um dos ícones da cultura nordestina, Alceu Valença abrirá a parte musical, na sexta-feira, dia 9. O encerramento, no domingo,11, será com Ana Moura, a cantora portuguesa que é considerada um dos maiores fenômenos da música portuguesa, com 1 milhão de discos vendidos. Ana já cantou no Brasil com Gilberto Gil e Crioulo e um dos seus maiores sucessos é o “Meu Amor Foi Para o Brasil”, do álbum de 2015. A cantora vem se destacando no cenário mundial por ter renovado o fado.
O festival começa com uma noite dedicada ao cancioneiro nordestino, com composições de Dominguinhos e Luiz Gonzaga executadas pelo violinista Nicolas Krassik, em parceria com o sanfoneiro Marcelo Caldi. A programação musical terá, ainda, Bruno Nogueira e Manuela Azevedo com a reprodução do espetáculo “Deixem o Pimba em Paz”, uma releitura da música brejeira lusitana, conhecida como “pimba”. São canções de artistas populares como Quim Barreiros, Ágata, José Malhoa e Marco Paulo, que ganharam um toque de jazz, pop e rock em novos arranjos de Filipe Melo, Nuno Rafael e Nelson Cascais. A agenda conta também com jovens revelações da música popular brasileira como Letícia Persiles, Geraldo Junior, Felipe Cordeiro, Natasha Llerena, Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci.
Outra atração no evento este ano será o debate sobre o humor luso-brasileiro, que vai reunir dois grandes talentos: o ator, cantor, humorista e apresentador de TV português Bruno Nogueira (o mesmo do show do “Deixa o Pimba em Paz”) e o ator, escritor, humorista e roteirista o brasileiro Gregório Duvivier.
A programação do festival inclui, ainda, desfiles de vestimentas tradicionais portuguesa da Casa do Minho, marcações de quadrilha, workshop de culinária e venda de artesanato típico de Portugal, como bordados e louças, além de peças do nordeste brasileiro.
Gastronomia
O riquíssimo universo gastronômico português não poderia ficar de fora. Do renomado restaurante Madureiras, sediado na cidade o Porto, três chefes de cozinha trarão iguarias pouco conhecidas no Brasil, como tripas à moda do Porto e francesinhas (duas fatias grossas de pão de forma, ligeiramente torrado, com bife de vaca, linguiça, mortadela, salsicha fresca, queijo, molho quente, ligeiramente espesso e picante). A delicadeza dos doces artesanais portugueses estarão representados pela Arte Conventual, Confeitaria e Padaria. A doçaria conventual portuguesa tem sua origem nos conventos e mosteiros. Portugal tem a tradição de ter criado receitas cuja fama se perpetua além-mar. Outras comidas típicas da culinária portuguesa, como sardinhas assadas na brasa, bolinho de bacalhau, punheta (salada de bacalhau desfiado), bifanas (sanduíche de carne de porco), pastéis de nata e ovos moles, estarão à venda nas barracas e restaurantes montados no Armazém da Utopia. Haverá, ainda, uma grande variedade de rótulos dos famosos vinhos portugueses e cervejas, cafés, vinho do Porto e ginjinha.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Sexta-feira, 09 de junho – 17h às 01h
Show
Maria Alcina
Nicolas Krassik e Marcelo Caldi
Alceu Valença
DJ Ruben da Cruz
Gastronomia
Grupo Madureiras
Restaurante Aurora
Tasca do Bacalhau
Quintal Português
Sardinhas e Bifanas
Arte Conventual
Casa das Natas
Delícias Portuguesas
Melhor Pastel do Mundo
Bares (vinhos, drinks, cervejas e soft drinks)
Atividades
Leituras com Ricardo Pereira
Sábado, 10 de junho – 13h às 00h
Shows
Letícia Persiles e Geraldo Junior
“Deixem o Pimba em Paz” (Manuela Azevedo e Bruno Nogueira)
Felipe Cordeiro
DJ Ruben da Cruz
Gastronomia
Grupo Madureiras
Restaurante Aurora
Tasca do Bacalhau
Quintal Português
Sardinhas e Bifanas
Arte Conventual
Casa das Natas
Delícias Portuguesas
Melhor Pastel do Mundo
Bares (vinhos, drinks, cervejas e soft drinks)
Atividades
Workshop de culinária
Marcações de quadrilha (atividade infantil)
Leituras
Domingo, 11 de junho – 13h às 23h
Shows
Natasha Llerena com participação de Rita Dias
Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci
Ana Moura
Gastronomia
Grupo Madureiras
Restaurante Aurora
Tasca do Bacalhau
Quintal Português
Sardinhas e Bifanas
Arte Conventual
Casa das Natas
Delícias Portuguesas
Melhor Pastel do Mundo
Bares (vinhos, drinks, cervejas e soft drinks)
Atividades
Debate de Humor com Bruno Nogueira e Gregório Duvivier
Desfile de Trajes do Minho
Leituras com Ricardo Pereira
Festa dos Santos Populares Portugueses
Local: Armazém da Utopia, Porto do Rio de Janeiro (próximo ao Aquário).
Horário: sexta-feira das 17h às 01h, sábado das 13h às 00h e domingo das 13h às 23h.
Quando: de 9 a 11 de junho.
Informações sobre ingressos:
R$ 30,00 adultos e crianças até 12 anos não pagam.
Vendas pelo site Ingresso Rápido. Clique aqui para acessar. E no Armazém da Utopia.
3 Comentários