Para além das piscinas naturais com águas mornas, a capital da Paraíba oferece também atrações históricas e culturais
João Pessoa é um dos principais destinos turísticos do Nordeste. Uma das cidades mais importantes da região, Jampa, como é chamada pelos mais íntimos, atrai visitantes durante todo o ano por suas paisagens naturais e arquitetura histórica. Durante o inverno, conhecer João Pessoa é uma boa pedida para fugir do frio de outras regiões, já que suas praias e piscinas naturais possuem águas mornas. Confira quais são as principais atrações e pontos turísticos para conhecer na cidade.
Centro Histórico
João Pessoa é a 3ª capital mais antiga do Brasil e, portanto, tem uma história extremamente rica, tendo sido fundada em 1585. Reconhecendo o tamanho de sua importância, em 2007, a região do Centro Histórico foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
As construções antigas da região são verdadeiras obras de arte em que a escola predominante é o barroco colonial, com detalhes e influências de outros movimentos artísticos, como o rococó, o art-déco e o art-nouveau. Destacam-se as construções como Hotel Globo, o Centro Cultural São Francisco, a Casa da Pólvora, Igreja de Nossa Senhora do Carmo e os casarões antigos da Praça Antenor Navarro.
A região também possui bares e restaurantes e é palco para diversos eventos culturais e exposições artísticas.
Praia de Tambaú
A Praia de Tambaú é uma das principais praias da cidade, com uma ótima estrutura para turistas e com movimento e fluxo de pessoas durante o dia todo. Próxima ao centro, Tambaú conta com uma grande concentração de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lojas, quiosques e também se destaca pela feira de artesanato.
Durante o dia, é possível curtir a paisagem da praia, repleta de coqueiros e com mar calmo, águas azuis e areia fina, perfeito para fugir do frio no inverno. Durante a noite, a região é um dos locais mais movimentados, sendo interessante passear pelo calçadão e conhecer a feira e as lojas de artesanato, os bares e os restaurantes.
Piscinas Naturais do Picãozinho e do Seixas
Da Praia de Tambaú, na maré baixa, saem as embarcações (catamarãs) em direção às piscinas naturais do Picãozinho e do Seixas. Essas piscinas são as atrações de maior destaque de João Pessoa.
Por conta da presença de corais, quando a maré diminui, são formadas belas piscinas naturais de água esverdeada e morna, em que é possível praticar o mergulho de superfície com snorkel, podendo observar o fundo do mar e a belíssima variedade de vida marinha do local, com diversas espécies de corais e peixes.
Estação Cabo Branco
A Estação Cabo Branco é um prédio assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O espaço possui como objetivo ser um centro dedicado à arte, cultura, ciência e tecnologia; por isso, conta com diversos projetos interessantes, como exposições, oficinas, parques com brinquedos interativos e projetos de astronomia com telescópios, sendo possível observar o céu.
Farol do Cabo Branco e Ponta do Seixas
Na mesma região, fica o também famoso Farol do Cabo Branco, que tem sua construção datada em 1972 e inspirada na planta do Sisal, que tem um valor econômico e cultural importante para a Paraíba.
Com quase 20 metros de altura, a construção pode ser visitada de maneira gratuita, e de seu topo é possível observar toda a extensão da Praia do Cabo Branco e a Ponta do Seixas, a cerca de 800 metros, que também pode ser visitada, sendo conhecida como o local mais a leste ou oriental das Américas.
Para visitar e fugir do frio no inverno, pesquise por promoções de passagens aéreas ou passagens de ônibus para João Pessoa. As lindas praias e paisagens, piscinas naturais de água quente e arquitetura histórica farão essa viagem ser inesquecível.
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita
- Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira: uma imersão na arte negra no CCBB Rio