A região se destaca pelas dunas e lagoas que encantam os turistas
Um dos lugares mais paradisíacos do Brasil fica no Maranhão e conquista milhares de turistas durante o ano. Os Lençóis Maranhenses possuem paisagens que encantam todos que passam por lá, com areias brancas que formam dunas e lagoas de águas cintilantes que cativam os turistas.
Com um ecossistema único do Brasil, os Lençóis contemplam rios e mangues que mudam de acordo com as épocas do ano. Além disso, a região ainda conta com passeios que vão desde atividades aquáticas até agitação dos bares espalhados por Barreirinhas, que também são parada obrigatória na região.
Qual a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses?
As lagoas de água doce são as principais atrações dos Lençóis Maranhenses e enchem ainda mais em temporada de chuva, sendo essas as melhores épocas para visitar, quando as lagoas estão cheias. O período de chuvas é no primeiro semestre do ano, com auge nos meses de fevereiro a maio. Para ver dias de sol e as lagoas cheias, os melhores meses para viajar são junho, julho e agosto.
Onde se hospedar?
Na região dos Lençóis Maranhenses, existem três bases que são as principais quando falamos de hospedagem. São elas Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão. A mais procurada e que oferece maior infraestrutura turística é Barreirinhas, com uma vasta variedade de hotéis, restaurantes e comércios, além de ser a cidade mais fácil de chegar. Mas opções em Atins e Santo Amaro também não deixam a desejar.
Santo Amaro tem mais tranquilidade, menos turistas e, consequentemente, um acesso mais fácil às lagoas; é indicada para quem busca ver as lagoas com circuitos acessíveis feitos com 4×4. Apesar disso, possui uma menor oferta de pousadas e hotéis, assim como os restaurantes e o comércio local.
Atins se destaca por ser o lugar mais alternativo e despojado; a cidade fica localizada entre o mar e as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, e também agrada aqueles que gostam de tranquilidade. Também é interessante para os turistas que desejam dar um passeio na praia para relaxar.
Como circular pelos Lençóis?
Esse é um tópico importante quando falamos sobre uma viagem para os Lençóis Maranhenses, já que a locomoção pode não ser tão simples. Em algum momento, será preciso contratar um serviço de transporte para visitar as dunas e lagoas, mas essa é uma tarefa acessível, já que as cidades possuem estrutura adequada para os turistas.
Para conhecer as dunas e lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é preciso um veículo com tração nas quatro rodas e snorkel, além de autorização do ICMBio. Mas, para chegar até as cidades, é possível comprar uma passagem de ônibus para o Maranhão e economizar para aproveitar ainda mais a viagem.
- Sicília: mitos, filmes e paisagens deslumbrante
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita