Dicas & Destinos

Trilha dos Direitos Civis dos EUA no Tennessee destacam o impacto e o legado da música negra

A U.S. Civil Rights Trail, criada em 2018, inclui mais de 120 locais que foram significativos para o Movimento dos Direitos Civis das décadas de 1950 e 1960

Trilha dos Direitos Civis

O Departamento de Desenvolvimento Turístico do Tennessee (TDTD) e a Travel South anunciaram a adição de dois novos locais e uma expansão ao longo da U.S. Civil Rights Trail, incluindo o National Museum of African American Music em Nashville e o Stax Museum of American Soul Music em Memphis. As novas adições se juntam a outros pontos de referência para um total de 14 paradas no Tennessee na trilha.

“O que aconteceu no Tennessee mudou o mundo e, através do poder da música do movimento, os visitantes podem aprender sobre esse legado em atrações de classe mundial como Stax e NMAAM”, disse Mark Ezell, Comissário do Departamento de Desenvolvimento Turístico do Tennessee e Secretário/Tesoureiro da US Civil Rights Trail Marketing Alliance. “Os visitantes podem seguir os passos dos bravos homens e mulheres que lutaram por direitos iguais. A história e o patrimônio do nosso estado iluminam as histórias triunfantes e impactantes nesses destinos.”

O Museu Nacional de Música Afro-Americana, que comemora seu aniversário de um ano, é dedicado a preservar e celebrar os muitos gêneros musicais criados, influenciados e inspirados pelos afro-americanos. A galeria “One Nation Under a Groove” está focada em como a música inspirou o Movimento dos Direitos Civis e evoluiu com as questões atuais. Programas educacionais, programação e eventos destacam as conquistas e influências da música afro-americana.

“Das mensagens secretas incorporadas em ‘Wade in the Water’ às melodias emocionantes de ‘What’s Going On’, a música afro-americana forneceu a trilha sonora para os Movimentos dos Direitos Civis nos Estados Unidos”, diz H. Beecher Hicks, Presidente e CEO do Museu Nacional de Música Afro-Americana. “Estamos orgulhosos de continuar nosso trabalho de preservar e celebrar as contribuições e a influência dos afro-americanos na trilha sonora americana”.

Trilha dos Direitos Civis

Em Memphis, o Stax Museum of American Soul Music, localizado no local original do estúdio Stax Records desde 2003, presta homenagem especial aos artistas que lá gravaram, bem como a outras lendas do soul americano. Muitos dos artistas e músicos que gravaram na Stax eram do bairro vizinho, igrejas e escolas locais. Em uma época em que a tensão racial era alta, o estúdio foi integrado desde o primeiro dia, focando em produzir seu próprio som, um som de Memphis. Hoje, a Stax lançou seu segundo Virtual Black History Month Tour, que está disponível gratuitamente para educadores e estudantes em todo o mundo.

“Nosso lançamento do Virtual Black History Month Tour do Stax Museum não poderia estar mais alinhado com o anúncio de que o museu está sendo adicionado como um local icônico na Trilha dos Direitos Civis dos EUA”, disse o diretor executivo do Stax Museum, Jeff Kollath. “Mais do que apenas uma gravadora que gravou algumas das músicas mais indeléveis e atemporais da história, a Stax Records forneceu uma cultura de empresa que era inclusiva e onde pessoas de todas as raças e gêneros trabalhavam juntas como família em um momento de extremo racismo e sexismo no mundo. Estados Unidos e particularmente em Memphis e no Sul. Tanto nosso novo status na Trilha dos Direitos Civis dos EUA quanto o lançamento de nossa turnê do Mês da História Negra Virtual refletem essa rica história e como ela ainda se aplica aos eventos atuais.”

Outro local de Memphis ao longo da Trilha dos Direitos Civis dos EUA é o Clayborn Temple, agora expandido para incluir a área “I AM A MAN”, que apresenta uma escultura ao lado de uma parede cheia de nomes daqueles que participaram e se reuniram nas históricas greves de saneamento de Memphis em 1968 .

Sobre a Trilha dos Direitos Civis dos EUA

Para obter mais informações sobre as paradas do Tennessee ao longo da Trilha dos Direitos Civis dos EUA, visite www.TNcivilrightstrail.com.  Os viajantes também podem documentar suas visitas e resgatar seus passaportes “carimbados” com prêmios, tudo a partir de seu celular, usando o Bandwango. Os passaportes estão disponíveis online.

A U.S. Civil Rights Trail, criada em 2018, inclui mais de 120 locais que foram significativos para o Movimento dos Direitos Civis das décadas de 1950 e 1960 – uma seleção de igrejas, tribunais, escolas, museus e outros marcos, principalmente nos estados do Sul, onde ativistas desafiaram a segregação nas décadas de 1950 e 1960 para promover a justiça social. As pessoas, locais e destinos incluídos na Trilha dos Direitos Civis oferecem uma maneira para famílias, viajantes e educadores vivenciarem e contarem a história de como “o que aconteceu aqui mudou o mundo”. Descubra a importância de cada marco, assista a entrevistas com soldados de infantaria e heróis do movimento, confira um mapa interativo, fotografias passadas e presentes e recursos de vídeo especiais em 360 graus. Trace o curso do movimento e conheça a trilha completa e os sites de outros estados em www.civilrightstrail.com.

A Trilha dos Direitos Civis dos EUA também lançou recentemente um podcast. A série inclui entrevistas de meia hora com historiadores e especialistas que exploram alguns dos eventos mais significativos do Movimento. A série de podcasts sobre o Tennessee vai estrear em junho, durante o Black Music Month, e pode ser encontrada em sites de streaming, incluindo Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify e Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.