Dicas & Destinos

11 ilhas para viajar pelo Litoral Norte de São Paulo

Descobrir as ilhas do Litoral Norte de São Paulo em um passeio de barco é um passeio imperdível. As cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte – Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba – contam com diversas ilhas, ilhotes e arquipélagos que formam um cenário paradisíaco e perfeito para um roteiro mar adentro.

Litoral Norte de São Paulo

Além de excelentes points de mergulho, esses lugares são exemplo da preservação da Mata Atlântica tão característica da região e ainda podem abrigar comunidades tipicamente caiçaras, que apresentam a cultura da pesca, do artesanato e da gastronomia.

Segundo o presidente do consórcio turístico, Caio Matheus: “o Litoral Norte possui cenários paradisíacos escondidos em ilhas, com praias desertas, trilhas e cachoeiras. Desde que priorizada a segurança dos visitantes e respeitadas as normas para preservação ambiental, as ilhas oferecem paisagens deslumbrantes e são alternativas para os turistas que estão em busca de lazer e aventura. Esse tipo de roteiro movimenta diversos segmentos, como o ecoturismo, turismo de aventura e o turismo náutico”.

A seguir, o Circuito Litoral Norte de São Paulo listou onze ilhas para visitar na região:

Ilha do Tamanduá, Caraguatatuba

A Ilha do Tamanduá, com 1.133 m², é coberta por vegetação natural e conta com cinco praias: do Fogaça, da Fazenda, do Meio, da Laje e do Sururueiro. Com acesso feito principalmente pela praia da Tabatinga, a ilha conta ainda com parcéis e rochas submersas que reúnem grande variedade de fauna marinha perfeita para o mergulho livre.

Ilha das Couves, Ubatuba

A Ilha das Couves é um verdadeiro paraíso situado no extremo norte de Ubatuba. Com acesso via barco ou lancha a partir de Picinguaba, o lugar tem rica vida marinha que atrai mergulhadores de todo o país. Na praia, que possui cerca de 60 metros de areia branca e fina, é possível aproveitar o sol e a beleza da vegetação nativa. Além disso, para quem desejar nadar com snorkel, a ilha possui diversas piscinas naturais.

Ilha dos Gatos, São Sebastião

Distante pouco menos de dois quilômetros da Ponta da Baleia – um morro entre a Praia de Camburi e a praia da Baleia -, a Ilha dos Gatos tem águas bastante límpidas com boa visão do fundo, o que é uma atração à parte para os mergulhadores por conta das diversas espécies de peixes que vivem no local. Para chegar até lá, a travessia de 15 minutos é feita a partir das praias de Boiçucanga, Juquehy, Barra do Sahy e Barra do Una.

Alcatrazes, São Sebastião

Reaberto em 2019, o Arquipélago de Alcatrazes, a 45 quilômetros da costa de São Sebastião, é um reduto de natureza ainda pouco explorado. Com uma paisagem que inclui enormes rochedos arredondados e vegetação de Mata Atlântica, além de mar cristalino, o local é um refúgio de vida silvestre administrado pelo ICMBio – as visitas, inclusive, devem ser monitoradas por um profissional do Instituto, já que a área é protegida por uma unidade de conservação federal.

Com rica vida marinha, incluindo mais de 1300 espécies como tartarugas, arraias e golfinhos, Alcatrazes é considerado um dos melhores pontos de mergulho do país, com mais de 100 locais propícios para a prática e visibilidade de até 30 metros.

Ilha do Montão de Trigo, São Sebastião

A 14 quilômetros da costa sul de São Sebastião, a ilha é habitada há mais de 200 anos e abriga importantes tradições caiçaras, além de uma vasta biodiversidade que encanta os visitantes – e mergulhadores. Estando lá, além de mergulhar nas águas transparentes, vale a pena também fazer uma trilha até o topo do Montão de Trigo, de onde se tem uma bela vista da região.

Ilha Rapada, Ubatuba

Integrante do Arquipélago das Couves, a Ilha da Rapada, ou Selinha, é ideal para quem deseja mergulhar e ter contato direto com a abundante vida marinha que pode ser encontrada no local. Para chegar até lá, é necessário um passeio de lancha ou barco, já que o trajeto é repleto de belezas naturais e deve ser aproveitado ao máximo. A pequena faixa de areia que se forma na ilha é considerada, inclusive, uma das menores praias do mundo.

Ilha Anchieta, Ubatuba

Considerada uma das principais atrações naturais da cidade, a Ilha Anchieta faz parte da área de proteção ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Oferecendo grande oportunidade de integração à natureza, com rica fauna e flora e um mar transparente propício para mergulho, o local é ideal para um passeio de escuna ou lancha, ou um roteiro por trilhas com mirantes e vistas imperdíveis.

A ilha também abriga um complexo de ruínas tombadas pelo Condephaat, com mais de 2 mil m² de edificações conservadas, incluindo o Presídio, onde ocorreu uma das maiores rebeliões nos anos 1950.

Ilha das Cabras, Ilhabela

A ilha das Cabras, ao sul de Ilhabela, é considerada um dos principais pontos de mergulho da região. É lá que se encontra o Santuário Ecológico Submarino, um paraíso repleto de espécies marinhas exóticas, como peixes-ornamentais, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos e tartarugas. Além disso, outra atração que chama a atenção dos visitantes para explorarem as águas é a estátua de Netuno que se encontra a 7 metros de profundidade e está rodeada de belíssimos corais.

Ilha dos Búzios, Ilhabela

Segunda maior ilha da cidade, a dos Búzios está a aproximadamente 30 quilômetros do centro no sentido Leste – onde fica a famosa Praia de Castelhanos – e abriga uma comunidade caiçara. O lugar é um ponto ideal para mergulho e pesca esportiva, já que reúne espécies de peixes como Carapaus, Anchovas e Sororocas, Pampos, Sargos, Olho de Cão, Carapaus e Bodiões.

Ilhotes da Cocanha, Caraguatatuba

Em um passeio de lancha por Caraguatatuba, é possível conhecer lugares como os ilhotes da Cocanha, a pouco mais de um quilômetro da praia de mesmo nome, e que conta com uma das maiores fazendas de mariscos do Estado, com 36 mil m² e uma produção que pode chegar a até 160 toneladas por ano.

Ilha Monte Pascoal, Bertioga

A Ilha de Monte Pascoal, que fica a meio quilômetro da costa de Bertioga, próxima da Riviera de São Lourenço, é ideal para turismo náutico, pesca e mergulho conectados com a natureza local desta região.

O Circuito Litoral Norte trabalha sempre com o conceito de turismo sustentável, respeitando as comunidades locais e a natureza. Por isso, sugere sempre que os passeios sejam feitos com acompanhamento de guias monitorados, credenciados e capacitados pelo CADASTUR.

Para conhecer as experiências do Litoral Norte acesse:  https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.