O que você deve considerar na hora de alugar sua casa, apartamento ou quarto no Rio de Janeiro para turistas que vão participar do Rock in Rio 2019? Definir o valor da hospedagem, se organizar para receber os hóspedes e encontrar pessoas que queiram alugar sua acomodação.
Rock in Rio com o Airbnb? Se você está pensando, “ih, mas o Rock in Rio já está aí, todo mundo já deve ter acomodação!”, você está enganado! Primeiro porque ainda não estão sendo vendidos ingressos para o festival, segundo porque sempre existem imprevistos e algumas pessoas estão revendendo para outras que precisarão de acomodação, terceiro porque, sabemos, o brasileiro costuma deixar as coisas para última hora.
Como encontrar pessoas para alugar sua casa, apartamento ou quarto?
Muito bem. Você gostou da ideia e quer colocá-la em prática, mas por onde começar? Como encontrar esses hóspedes que ainda não tem lugar para ficar no Rio de Janeiro durante o Rock in Rio 2019?
A nossa dica é se cadastrar no Airbnb. A vantagem desse tipo de site é que você tem a garantia que receberá o dinheiro, será facilmente encontrado por turistas, já que atualmente o site é muito conhecido, e ainda saberá para quem está alugando sua casa, o que é muito mais seguro.
Ganhe dinheiro como anfitrião do Airbnb (saiba mais clicando aqui).
Não importa que tipo de acomodação ou quarto você tenha para compartilhar, o Airbnb torna mais simples e seguro hospedar viajantes. Com o Airbnb, você tem controle total sobre sua disponibilidade, preços, regras da casa e como deseja interagir com os hóspedes.
Quanto cobrar a hospedagem?
Antes de escolher quanto cobrar, você precisa ter em mente algumas coisas:
- O tamanho do espaço alugado: será apenas um cômodo ou a casa inteira?
- Sua localização: em qual área da cidade você está localizado? É próximo ao evento? Como é o acesso ao transporte público?
- Sua casa está aconchegante para receber as pessoas, oferece ar condicionado ou ventilador? tv?
- Refeições: você irá oferecer alguma das refeições para o seu hóspede?
- Manutenção da casa: lembre-se que o hóspede irá gastar água, luz, internet, tudo isso deve ser contabilizado
Tudo isso deve ser posto na balança antes de fechar um preço. Lembre-se também de fazer uma comparação com outras casas em sua região para verificar quanto os seus vizinhos estão cobrando, considerando sempre o que cada um oferece.
Como organizar a casa para receber hóspedes?
Quando vamos receber pessoas em casa, precisamos sempre pensar na melhor maneira de acomodá-las de forma confortável, afinal, não queremos ninguém falando mal da gente, não é mesmo? Então, quando você delimitar qual espaço da casa será ofertado, pense sempre nas possibilidades. Por exemplo:
- O escritório da casa não poderia se tornar temporariamente um quarto extra para receber mais pessoas?
- E se você tirasse a escrivaninha do quarto, não caberia mais uma cama para mais uma pessoa?
- Lembre-se que qualquer possibilidade pode ser um dinheiro a mais no seu caixa!
Além disso, temos que pensar também numa questão muito importante: segurança. Se você vai receber pessoas que nunca viu na vida, talvez seja prudente tirar os objetos de valor da casa, como jóias e equipamentos muito caros.
Receber o hóspede
Não existe uma fórmula de sucesso para receber o hóspede em seu imóvel. O mais importante é fazer de tudo para mantê-lo em casa. Pense: o que você gostaria que fizessem por você na mesma situação?
É provável que a primeira preocupação do hóspede seja a internet, principalmente se for estrangeiro, pois será a melhor maneira de se comunicar com família e amigos fora do país. Por isso, deixe a senha do wifi em um quadro ou em um papel escrito próximo à entrada, com fácil visibilidade. Deixe também seus contatos — uma das principais preocupações na hora de arrumar o imóvel para o aluguel por temporada.
O mesmo vale, por exemplo, para o controle da TV, que deve acompanhar uma lista de canais para que o visitante possa utilizá-la sem nenhuma dúvida ou pesquisa maior. Deixe à disposição também água ou suco e algo para comer em local identificado. A viagem pode ter sido longa e ele poderá chegar com fome.
Outro ponto que complementa isso é: caso vá recebê-lo presencialmente, apresente sempre primeiro o quarto no qual o visitante poderá deixar suas malas e pertences. Espere que ele arrume tudo e volte para então apresentar o restante do imóvel.
Segue aqui um convite para você ganhar dinheiro como um anfitrião do Airbnb. Basta clicar no link, se inscrever e começar: airbnb.com.br/r/embarquenaviagem.
Leia também: Desconto Airbnb: Ganhe até R$179 em créditos para usar na plataforma