Dicas & Destinos

Excentricidades no Reino Unido acontecem durante todo o ano

Excentricidades no Reino Unido: São várias as extravagâncias e entre as suas esquisitices favoritas estão os festivais que celebram algumas tradições.

Veja abaixo o que você pode encontrar nas quatro estações do ano na Inglaterra, Escócia, no País de Gales e na Irlanda do Norte.

PRIMAVERA

A terça-feira de Carnaval, um dia antes do início da Quaresma, é Pancake Day no Reino Unido, tradicionalmente um meio de usar os ovos em receitas de panquecas antes do mês de abstinência. Um evento mais inusitado acontece na cidade histórica de Ashbourne, Derbyshire, nas East Midlands da Inglaterra: a partida de futebol do Royal Shrovetide, na qual centenas de pessoas brigam por uma bola em um jogo sem regras, bem diferente do que acontece no futebol profissional.

excentricidades no Reino Unido

O calendário de excentricidades no Reino Unido não poupa ninguém!

Muitos dos costumes antigos dos britânicos refletem o passado rural e a influência das estações do ano, sugerindo que surgiram em tempos pré-cristãos, embora as origens do Whuppity Scoorie sejam um mistério. Ainda assim, em todo 1º de março os jovens de Lanark, na região central da Escócia, correm ao redor de sua igreja três vezes gritando e balançando bolas de papel enquanto moedas são jogadas para eles.

Uma competição com história mais recente acontece na mesma época em Dorking, Surrey, sudeste da Inglaterra: a corrida de carregar esposas, que começou em 2008, embora já tenha edições na Alemanha, Lituânia e Bélgica. Cuidado: ela inclui obstáculos na terra e na água.

Uma conexão pagã mais próxima é a do equinócio de primavera, atualmente marcado pelo Bank Holiday do mês de maio. Muitas vilas erguem mastros de 1º de maio, símbolos da fertilidade ao redor do qual pessoas fazem danças elaboradas. É também o auge da temporada dos tradicionais dançarinos Morris, usando uniformes brancos decorados com sinos. Um dos maiores encontros de dançarinos reúne 60 equipes de Morris em Kent, sudeste da Inglaterra, durante o festival anual Rochester Sweeps.

Uma tradição que continua desafiando os limites do perigo, o que pode ser explicado pelo valioso prêmio que oferece, é a corrida do queijo em Cooper’s Hill, Gloucestershire, sudoeste da Inglaterra. No feriado bancário de primavera, no final de maio, competidores malucos correm ladeira abaixo atrás de uma roda de queijo Double Gloucester. Ferimentos são inevitáveis, mas são geralmente leves.

VERÃO

O verão tem seus próprios costumes e um dos mais coloridos é o rush-bearing, tradição que faz parte de um festival eclesiástico inglês no qual montes de junco fresco são empilhados em carrinhos de madeira decorados e seguem em procissão até retornar à igreja local. A tradição foi reativada em áreas do noroeste da Inglaterra, como Saddleworth, perto de Manchester.

Quem gosta de mais adrenalina pode tentar o snorkelling no pântano, passando por uma trincheira de barro em uma turfeira. O esporte foi criado em Llanwrtyd Wells, região central do País de Gales, lar do World Alternative Games. O campeonato mundial de snorkelling no pântano acontece todo mês de agosto. Também são bem disputados o concurso de quicar pedrinha na água e o de soprar ervilhas por um tubo.

excentricidades no Reino Unido

OUTONO

O Halloween, no final de outubro, tem muitas doçuras e travessuras importadas dos Estados Unidos, mas a Irlanda do Norte tem o All Hallow’s Eve, uma série de eventos na região que inclui concursos de fantasia e outras atividades assustadoras. A maior celebração acontece em Derry, Londonderry, onde lojas inteiras se dedicam às fantasias mais estranhas e um carnaval macabro dura vários dias.

Conforme as noites ficam mais longas, o fogo volta para iluminar a escuridão. Em Ottery St Mary, em Devon, sudoeste da Inglaterra, pessoas corajosas carregam barris de alcatrão acesos pelas ruas, geralmente em 5 de novembro. A data é a celebração da Guy Fawkes Night (também conhecida como Bonfire Night), portanto pode haver uma conexão entre o famoso plano explosivo do conspirador Guy Fawkes, que em 1605 quis mandar as Casas do Parlamento britânico pelos ares.

A Guy Fawkes Night é marcada ao longo da Inglaterra por fogueiras e queima de fogos de artifício, a maior delas em Lewes, East Sussex, sudeste da Inglaterra, local onde há sete sociedades que competem para obter a maior labareda, e depois realizam procissões com pessoas fantasiadas. Tradicionalmente, o “guy” queimado na fogueira é uma representação do próprio Fawkes, embora em Lewes figuras do momento possam ser escolhidas, como na Malhação de Judas.

excentricidades no Reino Unido

O calendário de excentricidades no Reino Unido é bem extenso

Em um mundo cada vez mais globalizado, o Natal tem celebrações mais familiares, mas mesmo entre as decorações e luzes natalinas alguns costumes excêntricos sobrevivem. No sul de Yorkshire e outros condados do norte da Inglaterra, os coros de Natal não acontecem só nas igrejas, mas também nos pubs. O que você acha de tomar um pint de cerveja ouvindo canções natalinas ao vivo dentro de uma taverna?

INVERNO

Algumas tradições iluminam e aquecem os escuros meses de inverno, ainda mais intensos na Escócia. O 11 de janeiro, dia no qual se celebrava o Ano Novo antes do calendário juliano ser adotado nos anos 1750, ainda é lembrado em Burning of the Clavie, em Burghead, Moray, local acessível de ônibus por Elgin, que fica na linha de trem de Aberdeen a Inverness. O barril flamejante é carregado pelas ruas dessa cidade portuária antes de ser deixado para queimar junto aos muros do antigo forte. Pegar algumas de suas brasas é um gesto que traz sorte para o ano todo.

Em Lerwick, Shetland, acessível por ferry boat a partir de Aberdeen, os moradores celebram a herança viking da ilha escocesa com Up Helly Aa, uma emocionante procissão com tochas pelas ruas do vilarejo, terminando com a queima de uma canoa nórdica recriada para a ocasião. O evento acontece na última terça-feira de janeiro e é imperdível para quem estiver visitando a Escócia nessa época do ano.

excentricidades no Reino Unido

Se o frio fizer você preferir ficar em locais fechados, saiba que os escoceses também celebram a vida do poeta nacional Robert Burns em seu aniversário, 25 de janeiro. A tradicional Burns Night tem uma refeição com haggis (miúdos de ovelha moídos) e neeps and tatties (purê de couve e nabo), acompanhado de muito uísque e, claro, a declamação do poema de Burns “Address to a Haggis”.

Extravagâncias, esquisitices e excentricidades no Reino Unido. Quem não ama isso tudo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.