Uma das mais belas regiões da Itália, com cidades medievais, cheias de lindas colinas, repletas de vinhedos que produzem alguns dos melhores vinhos do mundo: a Toscana, é um ótimo destino para os casais apaixonados. Deyse Ribeiro, uma brasileira que mora na Toscana há mais de 10 anos e é guia de turismo autorizada pela Itália e autora dos sites Itália para Brasileiros e Passeios na Toscana destacou alguns passeios imperdíveis.
1. Andar de Balão pelas colinas do Chianti
As colinas da Toscana podem ser ainda mais majestosas quando você está flutuando silenciosamente acima delas em um balão de ar quente. Você certamente pode optar por um passeio em grupo, mas para um toque extra romântico existe a opção de um voo de balão particular, a dois, seguido por um piquenique com champanhe após o pouso.
Os passeios de balão são quase sempre no início da manhã para evitar ventos difíceis saindo do mar na parte da tarde ou à noite, e a temporada de balão de ar quente não está disponível o ano todo (vai de março a outubro geralmente).
2. Dormir em hotéis e Castelos Românticos
Lugares românticos na Toscana não faltam, imagine então quantos hotéis aconchegantes, românticos e Castelos medievais maravilhosos existem para fazer uma “fuga a dois” na região.
3. Jantar romântico
Existem vários restaurantes românticos para um lindo jantar em Florença e na Toscana, mas minha dica é o Peperino. O Chef Gilberto Rossi, famoso pelo programa do canal Rai, montou em San Miniato o Pepenero, um restaurante especializado em trufas (tartufo), que acredita-se que seja afrodisíaco, decidiu criar um restaurante ainda mais romântico, mas um restaurante a dois! Isso mesmo, um restaurante somente para duas pessoas, com uma única mesa. Há uma entrada separada, de frente para a rua (se quiser privacidade é só fechar a cortina), com um garçon à disposição, champagne, música ambiente a sua escolha, e com o chef a disposição para escolher o menu que você quiser! Outras boas opções de restaurantes românticos:
· Il Palagio em Florença: restaurante do Hotel Four Seasons
· Villa Bordoni em Greve in Chianti
4. Banhos termais
A Toscana é rica em depósitos de águas termais e possui o maior número de áreas termais na Itália. Os spas da Toscana são águas hipertermais que variam na temperatura de 25 ° C em Montecatini Terme a 54 ° C em Bagni San Filippo. Ainda, há várias opções de spas modernos que oferecem não apenas os tratamentos de banhoterapia e hidroterapia, bem como serviços de bem-estar e cuidados com o corpo (massagens, sauna, banhos turcos).
Um desses locais é o Bagno di Pisa, que oferece opção de tratamento para o casal, com a “grotta dei Granduchi”, esta é uma gruta construída pelo Granduca Cosimo de Medici para fazer seus banhos termais.
5. Passeio de Barco em Florença
Um dos passeios mais românticos em Florença é um passeio de barco com os “Renaioli”, um passeio pouco conhecido e que não faz parte da rota mais turística da cidade. Os “Renaioli” eram transportadores de mercadorias pelo Rio Arno, com barcos que lembram os gondoleiros de Veneza. Com a extinção da profissão, que deixou de ser necessária, eles decidiram reformar os barcos e usá-los no turismo. Eles fazem um passeio no centro de Florença, passando pela Ponte Vecchio entre outros pontos turísticos, contando todas as curiosidades do rio Arno. Quer uma dica: faça esse passeio no pôr-do-sol!
6. Fazer promessas de amor em frente a “Árvore da Vida”
A cidade de Lucignano, além de ser um lugar muito bonito, é perfeito para uma viagem romântica. Além disso, também preserva um grande tesouro chamado a “Árvore da Vida”, também conhecida como a “Árvore do Amor”, ou a “Árvore de ouro”. A árvore é uma obra-prima de ourivesaria, decorada com corais e cristais, um relicário realizado entre 1350 a 1471 por Ugolino da Vieri e Gabriello D’Antonio. Esta é a única árvore inteiramente coberta de ouro, e, desde a idade média os casais da região Arentina costumavam fazer as suas promessas de amor de frente para a “Árvore da Vida”, que acabou, com o tempo, virando um símbolo de amor eterno.
7. Piquenique nos parques
Temos vários lindos parques na Toscana, fazer um passeio em um desses parques ou jardins, seja na primavera, verão ou até mesmo no inverno é uma opção romântica, saindo da agitação frenética dos museus e centros das cidades de maior turismo como Florença. Vamos às opções:
· Florença: Giardino Bardini – um dos meus preferidos, pois tem uma das vistas mais românticas de Florença, uma paz imensa e um pequeno bar aconchegante, ideal para uma taça de vinho a dois
· Florença: Giardino delle Rose – há várias estátuas de Folon, fontes, e milhares de rosas do mundo inteiro, além de uma ótima vista
· Chianti: Parco Sculture del Chianti
· Pisa: Parco di San Rossore
· Principina al Mare: Parco della Maremma
8. Passeio a cavalo
O passeio a cavalo na Toscana é possível dentro dos parques naturais, em meio à natureza intacta até as praias protegidas, tornando-se assim um passeio exclusivo e uma opção romântica, já que muitos desses passeios são possíveis de serem realizados por um casal. A Maremma é uma terra de cavalheiros e da famosa raça de cavalos Maremmano, que essencialmente era usada para seguir os rebanhos durante a transumância, mas hoje ele é usado para esportes e centros de terapia e em muitas instalações de agroturismo (hotéis fazenda) na área.
9. Casar ou renovar os votos de casamento na Toscana
O que não falta na Toscana são maravilhosos locais e cenários para casamentos: castelos e cidades medievais, onde você ainda pode encontrar sabores e aromas tradicionais; Florença, que tem um patrimônio artístico e cultural extraordinário, com uma beleza única, ou ainda belas praias e ilhas do cristalino mar do Arquipélago Toscano. Um cartão postal que vai fazer de qualquer casamento ou renovação de votos inesquecível!
10. Ver o pôr-do-sol da… Toscana
Pra mim as cores daqui são únicas e ainda junto com essa paisagem de colinas, arte, arquitetura e praias é muito romântico.
2 Comentários