Todo mundo adora viajar com a família e com amigos, mas chega uma hora que a gente precisa é de um momento só nosso, não é mesmo? Pensando em te dar uma ajudinha, organizamos uma lista com 7 dicas simples e úteis para tornar sua primeira viagem sozinha segura e inesquecível.
A busca por um lugar ideal
O melhor é você pensar num destino onde seus interesses estejam de acordo com seus gostos pessoais e onde você os encontraria. O legal é buscar sites confiáveis que dispõem de diversos roteiros nacionais e internacionais.
Decidi o lugar, vamos planejar!
Esse planejamento pode ser de curto, médio e longo prazo. Um fim de semana na praia? Férias num hotel fazenda? um lugar badalado, com muito agito? Um mês sabático em algum país exótico? A opção que você escolher deve estar associada com suas possibilidades financeiras e ao mesmo tempo com a segurança que o lugar proporciona. Lembre-se: você estará sozinha e poderá contar somente consigo mesma.
Ao voar por novos ares, prepare-se antes
Uma dica especial para quem deseja começar por viagens internacionais é ter toda a documentação em dia no momento do embarque: foco no passaporte e no visto. É muito importante que você providencie essa documentação assim que estiver de decisão tomada e já dando os primeiros passos para essa conquista.
Falando em segurança…
Antes de viajar converse sobre o destino escolhido com familiares e amigos, comente suas perspectivas e necessidades, busque referências e indicações para não ter imprevistos. O ideal é deixar pessoas de confiança sempre avisadas sobre seu destino: localidade para onde irá viajar, endereço, números de telefone e e-mail do estabelecimento onde estará hospedada, são dados essenciais para garantir a segurança nas viagens. Mudou de cidade? Avise novamente.
Prevenir é melhor que remediar
Ainda no quesito segurança, é imprescindível o cuidado com empresas sem consolidação no mercado. Não se arrisque com viagens realizadas por pessoas sem experiência ou viagens clandestinas. Também procure evitar a ida para algum destino sem a hospedagem previamente agendada e confirmada. Nada é pior do que você chegar num lugar e ainda ter que procurar estadia, de mala e cuia!
Fuja de roubada!
Não se aventure por passeios e eventos que não foram muito divulgados, nem em lugares conhecidamente arriscados. Outra dica importante nesse caso é tomar cuidado com valores muito baratos para o barato não sair caro.
Como realizar?
Uma agência de viagens é o caminho mais seguro. Nela você terá um atendimento personalizado que combinará suas necessidades econômicas com a realização de seus sonhos. O ideal é realizar buscas na internet por agências sérias que façam tanto o atendimento eletrônico quanto o atendimento humano, para esclarecer todas as suas dúvidas, com a atenção de um profissional que saberá exatamente o que oferecer para o destino e atrações escolhidas.
E aí, vamos começar a planejar as férias de 2018?
Texto publicado originalmente em Viajante HU