Muita gente tem dúvidas sobre os tão falados Programas de Milhas. O assunto pode parecer complexo à primeira vista, fazendo com que muitas pessoas desistam de usar os benefícios por acreditarem que são complicados demais.
Mas este post promete destrinchar todo o universo das milhas e levar mais informação para que você possa fazer uso dessa grande vantagem, seja para viajar ou se surpreender com produtos e serviços.
O que são as milhas?
De um jeito bem simplificado, milhas são pontos de programas de fidelidade oferecidos pelas companhias aéreas. Acabaram ficando conhecidas dessa forma, pois a cada X números de milhas de distância percorridas, o passageiro teria direito a determinada pontuação.
Hoje em dia esse conceito está mais amplo, mais simples e abrange outras vantagens além da habitual troca por passagens aéreas.
Como acumular milhas?
As formas mais comuns de se acumular milhas são através de viagens e uso do seu cartão de crédito. Inclusive, é comum as pessoas concentrarem todos os gastos em um único cartão de crédito para acumular mais milhas de forma mais rápida.
Neste caso, é necessário converter os pontos acumulados no cartão de crédito para o programa de fidelidade escolhido para gerar as milhas.
Como utilizar as milhas?
Ao contrário do que se costuma pensar, as milhas e pontos não são exclusivamente para se usar em viagens. Apesar de estadias em hotéis e passagens aéreas serem os resgates mais atrativos para quem ama viajar, há outras opções.
Graças às parcerias com marcas dos mais diversos segmentos, é possível resgatar os pontos trocando-os por diversos produtos e serviços, conforme exemplos abaixo:
- Bebidas – cerveja, vinho etc.;
- Eletrodomésticos;
- Eletrônicos – celulares, tablets, câmeras;
- Produtos para bebês e crianças;
- Jantares e outras experiências;
- Casa e Construção;
- Calçados;
- Beleza e Saúde;
Assim, mesmo que tenha sido possível acumular um bom número de milhas para viajar com a sua família, existe a possibilidade de aproveitar os pontos para outras necessidades.
A venda de milhas
Outro ponto que é muito importante lembrar é que seus pontos e/ou suas milhas não precisam ser utilizadas apenas por você. Independente de grau de parentesco ou qualquer relacionamento, você pode vender suas milhas e ganhar um dinheiro extra na venda.
Da mesma forma, também não há problema em comprar passagens emitidas pelas milhas de outra pessoa. Existem serviços especializados, como o da Maxmilhas, que fazem a ligação entre quem quer vender e quem quer comprar milhas para viajar com economia.