Brasileiros podem ingressar em nove países da América do Sul usando apenas o RG. São eles Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Ao redor do mundo há mais de 150 países em que brasileiros podem entrar sem visto, mas você precisa de um passaporte válido. Para ingressar nestes lugares, é preciso, geralmente, apenas receber um carimbo de admissão em algum de seus postos de fronteira.
Veja abaixo uma lista de países e territórios com autonomia que, segundo o Itamaraty, não pedem visto de turismo para brasileiros.
África
África do Sul, Botsuana, Ilhas Seychelles, Marrocos, Namíbia e Tunísia.
América Central
Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá.
América do Norte e Caribe
Antígua e Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Curaçau, Domínica, Granada, Haiti, Jamaica, México, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Martinho, São Vicente e Granadinas e Trinidade e Tobago.
América do Sul
Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Ásia
Cazaquistão, Cingapura, Coreia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Ilhas Maldivas, Israel, Macau, Malásia, Mongólia, Tailândia e Turquia.
Europa
Albânia, Alemanha, Andorra, Armênia, Áustria, Belarus/Bielorrússia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Mônaco, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Ucrânia e Vaticano.
Oceania
Ilhas Fiji, Ilhas Tuvalu, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, República do Palau, Samoa e Tonga.
No site do Itamaraty também é possível encontrar uma tabela de vistos para cidadãos brasileiros, com todas as informações – clique aqui.
A ausência da exigência do visto não significa, necessariamente, que o ingresso no país será fácil. Nações como Alemanha, Espanha e França, por exemplo, não pedem visto para brasileiros, mas exigem passagem de retorno ao Brasil e comprovantes de recursos financeiros. Se falhar em cumprir as exigências do oficial de imigração, o viajante pode ser deportado.
As políticas de admissão podem mudar de uma hora para outra. Verifique, antes da viagem, se a situação permanece a mesma. E outro ponto importante: a admissão a países que não pedem visto tem prazo de validade. O limite varia de país de país. Por isso, também cheque como funcionam os prazos de permanência no destino, além de se informar sobre eventuais documentos que podem ser pedidos na hora do ingresso ao país.