A cada ano cresce o número de pessoas que buscam fazer intercâmbio ou que optam por enviar os filhos para morar um tempo no exterior, e isso é um reflexo do interesse em aprender outros idiomas e expandir a visão de mundo que é cada vez maior. Acompanhando esse movimento crescente dos últimos anos, Cleverson Cassel, sócio idealizador da empresa CambioReal elaborou sete dicas que vão ajudar aos interessados a se preparar para essa que pode ser uma das viagens mais esperadas e desejadas na vida.
Confira:
1- Defina a sua hospedagem antes de sair do Brasil:
Antes de qualquer viagem é fundamental pesquisar muito bem o local da hospedagem. No caso do intercâmbio, viagem para estágio e similares isso se torna ainda mais importante, já que a estadia na cidade é por um período maior. Vale a pena verificar se algum familiar ou amigo mora no novo país por exemplo, reduzindo assim os custos e ficando em um local de confiança.
2 – Economia com alimentação:
Por se tratar de uma necessidade, a alimentação pode pesar muito no bolso, mas não precisa ser assim. “O ideal é pesquisar bem os pontos de alimentação e comer nos mesmos lugares em que quem mora na cidade há mais tempo, afinal eles conhecem o lugar melhor do que qualquer estrangeiro, não é mesmo?”, destaca Cleverson.
3- Baixa temporada:
Se possível, opte por viajar fora da alta temporada de turismo no país, afinal esse fator aumenta drasticamente os gastos que serão investidos durante a sua estadia. “É interessante também buscar países fora do senso comum, que possuem uma demanda menor de estudantes, afinal geralmente países menos procurados oferecem menores preços”, afirma o especialista da CambioReal.
4 – Estágio + intercâmbio:
Alguns países oferecem a opção para o aluno estagiar durante o intercâmbio, ajudando nos gastos gerais além de iniciar a carreira fora do país. “Esse é um dos motivos que tornam a Irlanda, por exemplo, tão atraente para pessoas do mundo todo”, explica Cleverson.
5 – Descontos e gratuidades:
Fique atento às gratuidades em atrações locais, além de verificar os descontos especiais para estudantes como meia entrada em eventos ou cinemas, e é claro, passagem gratuita em transporte público oferecidos por algumas cidades.
6- Pacotes:
Após definir o destino e hospedagem, é interessante pesquisar e estudar aos pacotes oferecidos por empresas especializadas em intercâmbio.
7 – Finanças pessoais:
“Agora que você já sabe como se preparar, basta fazer as malas, e não deixe de organizar suas finanças também antes de viajar. Levar um Cambiocard (cartão pré-pago de viagem) pode ser uma ótima opção e se tiver um responsável que poderá enviar dinheiro para você durante sua viagem, conheça as opções de remessas internacionais. No site da CambioReal oferecemos uma simulação gratuita do serviço.
Então é só aproveitar a maior viagem da sua vida!”, finaliza Cleverson.