Quando o assunto é verão, as estrelas das férias são as praias do nosso belíssimo litoral. A disputa é tamanha que fica difícil encontrar um lugarzinho dentre as cadeiras e guarda-sóis que tomam conta das areias. Nos mais de 7.300 quilômetros de costa banhados pelo Oceano Atlântico, a missão mais difícil é decidir o destino.
Dos destinos mais populares a vilarejos rústicos, a expedia.com.br, braço local da maior agência de viagens online no mundo, listou 18 lugares para fazer do seu próximo verão o destino perfeito para uma experiência inesquecível:
1. Palhoça, Santa Catarina
A apenas 15 km da capital Florianópolis, as praias e ilhas paradisíacas se harmonizam entre o litoral e as belezas da Serra do Mar. A pequena cidade oferece tesouros para os turistas como as praias Enseada de Brito, dos Sonhos e Pedras Altas – reconhecida como reduto naturista de Santa Catarina. Lá, o espaço gastronômico Porto Tabuleiro oferece aos visitantes pratos deliciosos e uma das vistas mais deslumbrantes da costa.
2. Bombinhas, Santa Catarina
Aqui os encantos estão espalhados pelas 29 praias, quatro ilhas e dois parques ecológicos. A cidade é conhecida como a “Capital do Mergulho Ecológico” e a Reserva Biológica do Arvoredo é um dos principais locais para explorar o fundo do mar. As ondas de Mariscal são perfeitas para os surfistas de plantão, enquanto as águas calmas da praia do Canto Grande são ideais para as crianças e para a prática de esportes náuticos como windsurf, jet-ski e iatismo.
3. Búzios, Rio de Janeiro
O balneário que um dia foi uma simples vila de pescadores se transformou na queridinha dos cariocas e dos turistas do mundo inteiro. A sofisticação dos restaurantes, lojas e hotéis no Rio de Janeiro se misturam com o ambiente peculiar de um vilarejo cheio de charme e de muito bom gosto. Em toda a extensão da Rua das Pedras, pela Orla Bardot, boa mesa e frutos do mar é o que não falta. Experimente as delícias fresquinhas do Satyricon de frente para a praia da Armação.
4. Angra dos Reis, Rio de Janeiro
Cachoeiras, trilhas e passeios de barco fazem parte de qualquer roteiro em Angra dos Reis, afinal, a baia conta com 365 ilhas e 2.000 praias. Dentre tantas belezas e atrações, as grutas, mirantes e atividades como voo livre, rapel, vela e mergulho também podem entrar na programação dos mais animados. Uma dica é dar uma olhada nos serviços da Saveiros Angra – especializada em passeios náuticos.
5. Paracuru, Ceará
Na lista das 10 praias mais bonitas do Brasil, os 20 quilômetros de litoral da Praia de Paracuru oferece uma infinidade de atrações como piscinas naturais, dunas, currais de peixes e lagoas, além de opções excelentes de hotéis em Fortaleza. Para conhecer os sabores cearenses, a maioria dos restaurantes servem pratos típicos, incluindo o famoso Escargot de Bourgogne.
6. Conceição da Barra, Espírito Santo
Misturar cultura, natureza e diversão são ideais para qualquer viagem de verão. As famosas dunas de Itaúnas são um dos principais atrativos do belíssimo Parque Estadual. Os cajueiros espalhados pelas ruas dão o toque nordestino e a fartura de frutos do mar é a característica da culinária local. Vale a pena fazer os passeios de barco pelo rio Cricaré e suas comunidades ribeirinhas.
7. Lauro de Freitas, Bahia
Bem na divisa com a capital, a praia de Ipitanga é considerada a mais badalada da Grande Salvador. Além da ótima estrutura de pousadas e hotéis, as cabanas à beira-mar fazem o maior sucesso entre a moçada. Ainda não tão explorada a praia do Buraquinho é bem mais tranquila para passeios de jet-ski e caiaque com a família.
8. Paranaguá, Paraná
A cidade é o berço da civilização paranaense que, orgulhosa, ostenta um centro histórico recheado de memórias e praias lindas de se ver. A Rua da Praia concentra os museus, mercados de comidas típicas e artesanato e ainda um centro gastronômico de dar água na boca. Um passeio de barco pela baía é imperdível e, conhecer a fantástica Ilha do Mel, é praticamente obrigatório.
9. São Luiz, Maranhão
A capital é carinhosamente chamada de “Ilha do Amor”. O contraste fica por conta da movimentada Avenida dos Holandeses e dos bares da charmosa Lagoa da Jansen, com a rusticidade do belo Centro Histórico que abriga os antigos solares dos barões. Como no verão não pode faltar praia, visite Calhau, Ponta d’Areia e Olho d’Água.
10. Saquarema, Rio de Janeiro
Conhecida como “A Capital Nacional do Surf”, a cidade é o destino dos amantes do esporte e casa de importantes campeonatos mundiais. Apesar da fama das grandes ondas, praias como a Vila tem uma ótima estrutura de quiosques e restaurantes, destino escolhido também por famílias. No verão, uma das atrações mais populares é o passeio de barco na Lagoa de Saquarema.
11. Ubatuba, São Paulo
A última praia do litoral norte de São Paulo é um dos destinos preferidos dos paulistas durante o verão. Nos dias quentes as cachoeiras – e atividades como o mergulho – estão sempre presentes na programação. Destaque para as ilhas Anchieta e das Couves. As boas ondas também fazem a fama, principalmente nas águas das praias Vermelha e Itamambuca. O famoso prato local “Azul Marinho” é uma das especialidades de muitos restaurantes.
12. Barra Grande, Bahia
A preservada vila de pescadores mantém suas ruas de areia que, para chegar até lá, só se aventurando de barco – saindo de Camamu – ou seguindo 50km de estrada sem pavimentação. De qualquer maneira, conhecer o paraíso de Taipu de Fora vale cada segundo da viagem.
13. Balneário Camboriú, Santa Catarina
Considerado o maior polo turístico do Sul do Brasil – e considerado a primeira cidade em qualidade de vida de Santa Catarina – Balneário Camboriú tem atrações a perder de vista. O Parque Unipraias é um complexo de lazer que une por meio de 47 bondinhos três dos mais belos pontos naturais da região: Barra Sul, Morro da Aguada e Praia de Laranjeiras. Conhecer a riqueza do centro cultural da cidade é outro passeio super interessante.
14. Paraty, Rio de Janeiro
A proibição do tráfego de veículos no centro da pequena cidade é apenas mais uma contribuição para os turistas descobrirem os mistérios e encantos preservados da época colonial. Imersa nas riquezas da Mata Atlântica, a região é um reduto do ecoturismo: Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Reserva da Joatinga. A Vila de Trindade, a 30 km do trevo de Paraty, é um dos pontos mais bonitos do litoral.
15. Boituva, São Paulo
Para uma viagem, digamos, mais emocionante, as atividades por aqui são no ar e não na água. Os pacotes de passeios de balão, com direito a espumante e café da manhã, podem ser agendados com a Aeromagic. A adrenalina também faz parte dos roteiros de Boituva com os saltos de paraquedas que possui o único aeroporto brasileiro exclusivo para a atividade.
16. Itatiaia, Rio de Janeiro
O pico das Agulhas Negras – o mais alto da Serra da Mantiqueira e o quinto maior do país com quase 2.800m – é um dos pontos mais importantes da região. As mais de 160 vias de escalada levam também a Prateleiras e Três Picos, sem contar as belíssimas cachoeiras Véu de Noiva, Itaporani e Maromba, perfeitas para banhos. A contratação de guia é obrigatória e deve ser feita no Centro de Visitantes da cidade.
17. Maragogi, Alagoas
Encravada na beleza da Costa dos Corais, as praias de Maragogi concentram uma enorme quantidade de arrecifes que se tornam os pontos mais concorridos da região durante a maré baixa. As áreas abertas à visitação são Galé, Taocas e Barra Grande. Os mergulhos ou qualquer outra atividade em suas águas cristalinas são sempre a melhor pedida para se refrescar no verão.
18. Guarapari, Espírito Santo
No quesito diversão, o complexo Multiplace MAIS, na Praia de Meaípe, é o ponto de encontro do entretenimento noturno da cidade. Já nas areias, a praia Enseada Azul também é bastante frequentada pelos mais jovens. Para curtir um dia mais tranquilo com a família, a orla das praias do Morro e das Castanheiras é perfeita.
Matéria publicada originalmente no blog Viajando da Expedia.
Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.
Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura