Gostoso possui belezas e encantos únicos, o nome não poderia ser outro, praias de muito charme e belezas indescritíveis.
Localizado a 110 km do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte) ou 1h30 de carro, São Miguel do Gostoso é um município bastante visitado por amantes do Kitesurf e windsurf, os ventos fortes da localidade são considerados ótimos para a prática do esporte – os ventos são constantes entre agosto e março, e as ondas entre outubro e março são ótimas para manobras e saltos.
O município também é conhecido por possuir praias tranquilas e um lindo pôr do sol, onde o mesmo se põe no mar, em vez de se pôr no continente, como acontece em todo o Brasil, isso se dá pela posição geográfica do município, que fica na esquina do continente – é a pontinha mais extrema do Brasil, e se a gente traçar uma linha reta pelo oceano, é o caminho mais curto até a África.
São Miguel do Gostoso também possui muitas pousadas (do rústico ao temático, do econômico ao luxo, não faltam opções) e vários bares com gastronomia rica e diversificada. Mas Gostoso tem suas particularidades: não é um lugar de “balada”, como Pipa. É um local para praticar esportes, descansar, passear com a família ou simplesmente apreciar a natureza. É realmente uma cidade diurna e familiar, um lugar onde o comércio local fecha ao meio-dia para que os funcionários possam almoçar, e o povo tira um cochilo na calçada de casa com a porta aberta, aproveitando a brisa constante.
São Miguel do Gostoso é um ótimo lugar para se ter como base se você estiver interessado em fazer passeios de um dia para explorar as praias mais remotas de Tourinhos (com suas rochas petrificadas) ou visitar Maracajaú (ótimas para mergulho) por exemplo.
Gostoso também é um lugar maravilhoso para os fotógrafos. Seja qual for a sua paixão você encontrará uma cena para inspirá-lo.
O Município foi fundado oficialmente em 29 de setembro de 1884, exatamente, no dia dedicado a São Miguel pelo missionário frei João do Amor Divino. Muitos anos depois do povoado se chamar Gostoso, um morador encontrava-se enfermo e fez uma promessa a São Miguel Arcanjo que, se ficasse bom, construiria uma capela e colocaria nela a imagem de São Miguel. O pedido foi atendido e o morador recuperou-se, então a capela foi construída e a imagem foi colocada no seu devido lugar, no altar. O Santo, então, foi aceito com padroeiro da cidade.
Com o passar do tempo, a população, sem medo de cometer sacrilégio, juntou o nome “São Miguel” a “Gostoso”. E foi assim que o lugarejo ficou conhecido como São Miguel do Gostoso.
Pela Lei nº 6.452, de 16 de julho de 1993, São Miguel do Gostoso conquistou sua emancipação política se desmembrado de Touros e elevado a condição de município do Rio Grande do Norte com o nome de São Miguel de Touros. Por força de plebiscito alguns anos após, o município voltou a denominação de São Miguel do Gostoso, oficialmente.
*Viagem realizada a convite do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Setur-RN e Emprotur, com recursos do RN Sustentável.
Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.
Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura
8 Comentários