Planejar viagem é segredo do lazer sem dívidas
Férias mal planejadas, na maioria dos casos, resultam em prejuízo financeiro. Por isso, é importante planejar viagem para evitar dores de cabeça no retorno do seu merecido descanso. Afinal, gastos impensados com passagem, hospedagem, passeios e alimentação podem causar um rombo na sua conta bancária.
Se você quer ter seus momentos de lazer, descanso e diversão, mas não deseja fazer parte desse time que está no vermelho, confirma a seguir um guia para planejar viagem e curta as férias de bem com o bolso.
Veja sete passos que não podem faltar no seu planejamento de viagem.
1. Antecedência
O ideal, segundo os especialistas em finanças pessoais, é começar a planejar viagem logo após o término das férias. Em outras palavras, quando retornar de uma temporada de descanso, já comece a definir a próxima.
2. Cálculos e… cálculos
A matemática é praticamente um sinônimo do planejamento. Portanto, após definir seu próximo destino, comece a planejar viagem pelos cálculos. Você pode estudar o local, a média de preço dos hotéis, alimentação, passagens e passeios e verificar de quanto irá precisar.
3. Poupança
Por mais que você não se queixe do seu salário, é importante rechear a poupança antes de viajar. Se em um final de semana ou em férias na cidade já se gasta mais com alimentação na rua e lazer, imagine longe de casa e das contas a pagar.
4. Orçamento claro
Depois de ter a estimativa de gastos devidamente calculada, é importante estabelecer um limite para os extras. Definir quanto tem a gastar em dados não contabilizados – como os presentinhos para a família – pode evitar problemas.
5. O “day after”
Pensar no dia seguinte ao retorno de férias é tão importante quanto planejar viagem. Lembre-se que, mesmo que tenha recebido um adiantamento, seu próximo salário será menor. Se puder antecipar o pagamento de contas para antes do passeio, melhor.
6. Aproveitamento de bônus
Hoje em dia, há uma série de maneiras de conseguir descontos nas compras. Além disso, os programas de recompensa – como as famosas milhas do cartão de crédito – podem lhe render uma bela economia.
7. Análise das possibilidades
Antes de decidir sair em férias, é importante refletir se todo o investimento vale a pena. Se o passeio exigir sacrifício financeiro, talvez seja melhor adiar e optar por outros tipos de lazer na sua própria cidade.
Matéria originalmente publicada no site vivoseudinheiro.com.br