Recentemente estive de volta ao Chile para uma visita especial a Valle Nevado na intenção de conhecer um pouco mais o que a região oferece fora da temporada de neve e confesso ter me surpreendido. Você deve estar se perguntando se estou louca ou algo parecido – como um lugar chamado Valle Nevado existe sem neve? Primeiro vamos falar um pouco sobre a geografia e clima do lugar para você entender melhor como é de fato, Valle Nevado.
Valle Nevado é uma região que fica em plena Cordilheira dos Andes a aproximadamente 3.200 metros de altitude e trata-se de um grande complexo turístico. Na década de 80 empresários super visionários encontraram naquela região as condições adequadas para criar uma estação de Ski e a partir de então foi surgindo todo o complexo que hoje conhecemos como Valle Nevado. Podemos dizer que é como encontrar um oásis em meio ao deserto, no meio de uma cadeia montanhosa e vertiginosa em alguns pontos – sim, no verão tem muito sol e calor por lá. Licença poética à parte, o investimento foi crescendo e hoje, apesar do nome, Valle Nevado não é somente uma estação de Ski.
Durante a baixa temporada que acontece fora do inverno, o complexo Valle Nevado também oferece atividades de lazer para o turista apreciar a região. Por conta de sua proximidade a Santiago, distante apenas 30 km, Valle Nevado é ideal para fazer um passeio de dia inteiro, uma excelente desculpa também para os sortudos moradores da região passearem e aproveitarem as lindas vistas de lá do alto.
Passeios
Fora da temporada de neve você poderá fazer passeios de mountain bike, cavalgadas, trilhas e claro, passeios de teleférico.
Vale lembrar que é preciso agendar esses passeios, pois dependem de condições climáticas adequadas e disponibilidade. Geralmente, quando se formam os grupos, eles são reduzidos, proporcionando assim maior segurança e comodidade para todos.
Onde ficar
O ideal é se hospedar em Santiago por ficar estrategicamente mais bem localizado. Neste período de baixa temporada os hotéis ficam fechados dentro do complexo de Valle Nevado.
Gastronomia
Embora os hotéis fiquem fechados fora da alta temporada, o Bar Lounge está em plena atividade, o que nos proporciona uma ótima opção para almoçar na Cordilheira.
Dica gastronômica
Como já disse, almoçamos no Bar Lounge e preciso, ou melhor, NECESSITO dividir com vocês o que pude degustar com louvor no cardápio e deixo aqui como sugestão imperdível!.
Na entrada comecei com um clássico carpaccio de salmão, com folhas verdes, lâminas generosas de queijo parmesão e um toque especial com um molho danado de saboroso à base de iogurte natural, mel, suco de limão e um segredinho especial que não consegui descobrir (humpf!!). Depois seguimos para um belo prato de salmão com ervas acompanhado de aspargos macios ao ponto e um saboroso molho de mostarda e mel que posso afirmar sem medo que foi um dos melhores salmões que experimentei na minha vida. Vale lembrar que o salmão do Chile é o autêntico e não aquela coisa sem cor e muitas vezes sem sabor que vemos em muitos lugares pelo mundo, inclusive no Brasil. A sobremesa que escolhi foi simplesmente uma torta de limão que também estava extremamente saborosa e com uma textura incrível, mas também fiquei de olho na sobremesa de outras pessoas e fotografei a opção do vizinho que estava linda e, acredito eu, saborosa também.
O Chile é mundialmente conhecido pelo Pisco e outras bebidinhas básicas como o “terremoto” e o Mote con Huesillos, mas se você também curte sucos de frutas, não deixe de experimentar o suco de framboesa. Bebi repetidas vezes este suco durante todo o período que estive percorrendo diferentes localidades do Chile, e é uma dica imperdível de suco natural bem diferente das opções que encontramos aqui no Brasil.
Informações básicas
Visto: não é necessário. Exige-se, apenas, o passaporte com validade mínima de seis meses a contar da data do embarque.
Idioma: o espanhol é o idioma oficial.
Moeda: Peso Chileno.
Fuso horário: O mesmo que o horário oficial de Brasília dependendo da época do ano.
O que levar: roupas leves e confortáveis para passar o dia, mas, nunca deixe de levar um casaco mais reforçado. Mesmo fora da temporada podemos ter dias mais gelados, lembre-se que a região é mais alta e o vento aumenta de uma hora para outra. Não esqueça também dos óculos de sol e protetor solar bem forte.
Viajei para o Chile com um grupo de jornalistas, blogueiros de viagem e operadores a convite de Valle Nevado, com apoio da empresa de receptivo Turistik, dos hotéis Plaza San Francisco e Renaissance Santiago e do Tip Group.
3 Comentários