Faltam dois meses até um dos mais queridos feriados do ano, o Natal. E a Noruega é um destino que vale a pena conhecer nesta época. O período que antecede as festas é muito especial e aconhegante. O clima frio e dias mais curtos acendem lareiras e chaminés e iluminam casas com pequenas velas resplandecentes, criando uma atmosfera mágica diante do cenário branco da neve.
Como em qualquer lugar, tradições é o que não faltam no final do ano. Os mercados e feiras de Natal estão espalhados na maioria das cidades norueguesas e são um dos passeios mais populares. Os concertos e performances também entram na agenda cultural dos noruegueses.
Na cidade de Bergen, a casa de doces da história de João e Maria ganha vida em uma escala muito maior, com a famosa Gingerbread Town. Todos os anos, escolas infantis e jardins de infância contribuem com uma versão em miniatura de Bergen, feita de cookies de gengibre! Quer uma cidade mais deliciosa do que isso?
Outros locais fantásticos para conhecer nesta época é Røros, cujas ruas brancas de neve quase contam as histórias para os passantes de todos que viveram, trabalharam e amaram ali. Além dos festivais de inverno e natal, a cidade também oferece diversos esportes de inverno para quem gosta de uma aventura. Já em Drøbak, você não pode perder a Tregaarden’s Christmas House, a única loja de artigos natalinos aberta o ano todo na Escandinávia. Presentes de Natal podem ser adquridos na Hadeland Glassverk, próxima à capital Oslo. Ali você pode comprar peças de vidro feitos à mão por artistas locais.
Para um final de ano ainda mais especial, visite Tromsø, no norte do país. Só de ter a chance de ver as luzes da Aurora Boreal e conhecer o Círculo Polar Ártico no Natal é uma experiência natalina para lembrar a vida inteira.
O primeiro dia das comemorações é 13 de dezembro, Dia de Santa Lúcia. Na véspera do feriado, a maioria dos noruegueses celebra a data com uma grande ceia, seguida de uma missa em uma das igrejas do país. No dia 25 de dezembro, as famílias costumam tomar um café da manhã tardio e aproveitar o dia de folga.
Visite a Noruega no final de ano e divirta-se nas festividades de inverno!
Para saber mais sobre o destino, acesse o site.