O VisitBritain, órgão oficial de turismo do governo britânico, vai promover uma série de atividades na Rock Street, com o acordo de apoio institucional assinado com o Rock in Rio. Nesta edição do maior festival de música e entretenimento do mundo, a Rock Street será totalmente inspirada na Grã-Bretanha e Irlanda.
O VisitBritain ocupará uma das 20 lojas da Rock Street, espaço em que terá desde pocket shows até experiências relacionadas ao Reino Unido. A parceria do VisitBritain com o Rock in Rio está inserida na campanha GREAT, iniciativa do governo britânico para promoção da Grã-Bretanha como um grande destino para visitar, estudar e fazer negócios.
De acordo com Samuel Lloyd, gerente do VisitBritain para a América Latina, as ações na Rock Street foram planejadas para despertar no público a vontade de viajar e estudar na Inglaterra, Escócia e no País de Gales. “Sabemos que a música britânica estimula milhares de turistas a visitar os lugares frequentados por seus ídolos. Os concertos de grandes bandas, os festivais ao ar livre, os musicais de West End contribuem para atrair mais visitantes ao país — tanto que a música é um dos sete pilares da campanha GREAT”, explica Samuel.
Ações incluem pocket shows e loja com área de experiências relacionadas ao destino
Em sintonia com a arquitetura da Rock Street, que vai reproduzir fachadas do bairro londrino de Camden Town, o espaço GREAT utilizará, como decoração, uma cenografia com paredes de tijolos típicas dessa região de Londres, e imagens de pontos turísticos britânicos. Uma das atividades promocionais previstas é um concurso cultural, em que os participantes poderão tirar fotos como se caminhassem pelas ruas de Londres. O autor da melhor imagem ganhará uma viagem para a Inglaterra e Irlanda do Norte.
Além de música e turismo, o espaço GREAT na Rock Street também destacará o tema educação, por meio de parceria do VisitBritain com a Embaixada Britânica, o British Council e Universidades UK. Os estudantes que visitarem a loja poderão participar de ações promocionais que mostrarão como a Grã-Bretanha – com 4 das 10 melhores universidades do mundo – é o destino perfeito para eles. Os visitantes terão acesso a informações sobre o programa Chevening, que oferece bolsas de estudo de pós-graduação no Reino Unido para jovens líderes, e sobre o programa brasileiro Ciência sem Fronteiras, uma parceria governamental entre Brasil e Reino Unido.
Ao firmar o acordo de apoio institucional como o Rock in Rio e garantir a presença na Rock Street com o espaço GREAT, o governo britânico reconhece que a música britânica tem um papel importante ao influenciar muitos dos 31 milhões de turistas que visitam o país a cada ano – em especial os brasileiros, que estão entre os que mais participam de atividades relacionadas à música em viagem à Grã-Bretanha. Pesquisa recente feita pelo VisitBritain com turistas de várias nacionalidades apontou que 15% dos entrevistados do Brasil declararam ter vivenciado experiência associada ao tema, ao participar de um show ao vivo ou assistir a um musical, apresentação de dança ou ópera. Tours temáticos dos Beatles são preferidos dos brasileiros: 14% tem interesse no passeio.
“A celebração do grande cenário musical britânico, que ganhará destaque na programação e nas atrações distribuídas ao longo dos 150 metros de extensão da Rock Street, certamente vai inspirar o público a querer saber mais sobre o destino. E nós estaremos a postos no espaço GREAT para dar todas as informações necessárias para uma viagem inesquecível à Grã-Bretanha”, conclui Samuel Lloyd.
O Brasil está entre os mercados prioritários para o VisitBritain. Em 2012, 260.000 brasileiros visitaram a Grã-Bretanha, ocupando o segundo lugar no ranking dos países BRICs. O crescimento acumulado dos últimos cinco anos foi de 169% – recorde entre os 21 mercados em que o VisitBritain atua. A meta para 2020 é atrair 450.000 brasileiros por ano. As ações para alcançar esse resultado estão detalhadas no documento “Brazil Tourism Market Strategy”, lançado no último dia 30 de abril como parte da estratégia do governo britânico na área do turismo, válida para o período de 2012-2020. O Brasil foi um dos sete mercados a ter sua estratégia lançada em abril, ao lado de países como Estados Unidos, China e Índia, entre outros. A estratégia para os demais mercados será lançada até 2014. O objetivo da estratégia desenvolvida pelo governo britânico é atrair 40 milhões de visitantes internacionais até 2020, que deverão gastar 31,3 bilhões de libras (US$ 46,77 bilhões) no país.
Sobre o VisitBritain
O VisitBritain é o órgão oficial do governo britânico encarregado de promover a imagem e os destinos turísticos da Grã-Bretanha para o público em geral, operadores e agentes de viagem e imprensa. Está presente em 21 mercados, entre eles o Brasil. Atua em parceria com milhares de empresas fornecedoras de serviços na Grã-Bretanha e no exterior para garantir a alta qualidade dos produtos em diversos segmentos da indústria do turismo. Informações sobre Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte estão disponíveis nos sites www.visitbritain.com, www.visitbritain.org e www.facebook.com/loveuk.
Leia Também;
Rock Street será totalmente inspirada na Grã-Bretanha e Irlanda
O imperdível de Londres
A rota sinistra de Jack o Estripador
Que tal fazer um cruzeiro pela Grã-Bretanha?