Capital da Toscana, Florença é também o berço do renascimento na Itália, toda riqueza cultural da cidade, florescida a partir do século XV, pode ser conferida em palácios, museus, igrejas, galerias e até nas ruas e praças, e mais parece um museu a céu aberto, com abundantes marcas de gênios das artes, como Michelangelo, Donatello, Leonardo da Vinci, Boticcelli, Nicolau Maquiavel entre outros, uma das cidades italianas mais procuradas para visitar alguns dos mais importantes museus.
Vinci é um vilarejo de 1.500 habitantes, cuja fama se deve a seu mais ilustre filho, Leonardo da Vinci. Além da casa do artista e da igreja onde ele foi batizado, lá também está localizado o interessante Museu Leonardiano, instalado no “Castello dei Conti Guidi” do século XI e o Museu Ideale Leonardo da Vinci, que trata da complexidade do artista, inventor e cientista. O Museo Leonardiano possui modelos das invenções de Leonardo da Vinci, absolutamente inéditas e inimagináveis para a sua época, como equipamentos de construção civil, tanques de guerra, escafandros, paraquedas, e até uma máquina voadora.
E que tal percorrer o caminho das obras do grande Michelângelo? Entre elas as Cappelle Medicee (Capelas dos Médice), Biblioteca Laurenziana, Museu-Casa Michelângelo Buonarotti e Basílica de Santa Croce. Buonarotti é o sobrenome do gênio Michelângelo, que morava em Florença, o grande autor dos afrescos da Capela Sistina e da escultura do Davi. A casa onde morou é hoje um museu com lindas obras dele próprio e outras que pertenceram a ele ou à sua família.
Já pensou em seguir os passos de Galileo Galilei? Sair por uma caminhada pelas ruas da cidade para descobrir o lugar de sua formação e seu trabalho científico? Visite a Catedral e Cemitério de Pisa (Camposanto), que detém as duas lâmpadas de Galileu, uma testemunha importante dos primeiros estudos sobre a gravidade, e vá ao Museu dos Instrumentos de Cálculo, onde é possível observar e fazer algumas das experiências mais importantes da Galileu, como corpos de queda e do plano inclinado, uma passada pela monumental Piazza del Duomo, onde o cientista fez seus mais importantes experimento é mergulhar no coração de Pisa medieval e renascentista, e através dos olhos de Galileu voltar no tempo para descobrir uma cidade de mil faces.
É possível visitar alguns dos museus mais incríveis na Região da Toscana, algumas já citadas aqui no Embarque na Viagem são abertas apenas em determinados dias e em certos casos você deve-se buscar a informação se no período da sua viagem ele estará acessível por isso, consulte o Passeios na Toscana que dispõe de uma equipe especializada, com guias falando em português e com um atendimento totalmente exclusivo, realmente uma ótima oportunidade de vivenciar essa experiência, e no site www.passeiosnatoscana.com você encontra excelentes profissionais que poderão te acompanhar durante sua viagem pela região.
Confira a lista de alguns Museus abertos ao público em Florença e região:
Galeria Palatina, Palácio Pitti e Apartamentos Monumentais
Endereço: Pitti Palace – Praça Pitti, 1
Horário de funcionamento:
Dias úteis das 8h30 às 18h50;
Sábados das 8h30 às 22h;
Domingos e feriados das 8h30 às 18h50
Capela dos Médici
Endereço: Via Madonna degli Aldobrandini, 6
Horário de funcionamento:
De segunda-feira a domingo, das 08h15 às 13h50
A bilheteria encerra 30 minutos antes do fechamento.
Casa de Dante
Endereço: via Santa Margherita, 1
Horário de funcionamento:
De 1º de outubro a 31 de março — Aberto de terça a domingo das 10h às 17h
De 1º de abril a 30 de setembro — todos os dias das 10 às 18h
Cenáculo de Santa Apolônia
Endereço: via XXVII Aprile, 1
Horário de funcionamento: Fechado às segundas-feiras
De terça a domingo, das 8h15 às 13h50
Museu Arqueológico Nacional
Endereço: Via della Colonna, 38
Horário de funcionamento: Fechado às segundas-feiras;
De terça à sexta das 8h30 às 19h
sábado e domingo das 8h30 às 14h
Museu Orsanmichele
Endereço: Via Arte della Lana
Horário de funcionamento:
Sempre as segundas-feiras das 10 às 17h
Museu La Specola
Endereço: Via Romana, 17
Museu Primo Conti
Endereço: Le Coste – Via Dupre 18 – Fiesole
Anfiteatro Romano e Museu Arqueológico
Endereço: Via Portigiani, 1 – Fiesole
Museu Doccia del Porcellana
Endereço: Via Pratese, 31 – Sesto Fiorentino
Horário de funcionamento:
De terça à sábado em dois horários, das 9h às 13h e das 15h às 19h
Museu Leonardo da Vinci
Endereço: Castello dei Conti Guidi – Vinci
Horário de funcionamento:
Todos os dias das 9h30 às 18h
Museu de Arte Contemporânea Luigi Pecci
Endereço: Viale della Repubblica, 277 – Prato
Horário de funcionamento:
Todos os dias das 9h30 às 18h
Leia também: