O Recife Convention & Visitors Bureau divulgou os resultados da Pesquisa do perfil socioeconômico do Turista de Eventos 2012 tabulada pela Método Pesquisa e Consultoria durante eventos captados ou apoiados pela entidade. Dos consultados, 93% afirmaram ter intenção de voltar a Pernambuco. Entre os principais emissores, São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas. A permanência média foi de cinco dias e o gasto médio de R$ 323,20.
O que mais agradou aos turistas foi a hospitalidade do povo pernambucano e os atrativos naturais do Estado, que se destacaram como os mais citados na pesquisa. O destino também teve os preços avaliados como normais para os padrões por 65,3% dos entrevistados.
De acordo com o presidente do Recife CVB, Paulo Menezes, a avaliação foi positiva para a hotelaria. “O atendimento nos hotéis foi recomendado como excelente ou bom por 85,5% dos entrevistados. A capital pernambucana passa por expansão e renovação nos meios de hospedagem, o que já traz um impacto positivo na imagem percebida pelos turistas”, reflete.
Com relação à origem, dos turistas entrevistados, 48,9% eram da região Nordeste neste ano. Do Sudeste vieram 29,8% dos turistas entrevistados, enquanto 10,3% eram da região Sul. O avião foi o meio de transporte mais utilizado (68,3%). Porém, o percentual dos que utilizaram carro próprio chegou a 21,6% dos consultados.
Para se locomover no Estado, a maioria foi de táxi (48,0%), carro (32,8%) e ônibus/micro ônibus (22,2%). Segundo a diretora executiva, Maitê Uhlmann, entre os atrativos visitados durante o pré ou pós evento, destaque para Olinda (37,6%), Porto de Galinhas, Muro Alto, Cupe (36,2%), seguido de Boa Viagem, Pina e Piedade e Marco Zero. “As opções escolhidas pelos atrativos foram bem variadas, mas representam os principais segmentos promovidos como o turismo cultural, gastronômico e a praia”, analisa Maitê.
O meio de hospedagem mais utilizado foi o hotel (51,6%), seguido de pousadas (17,1%). Outro dado curioso é que a internet se destacou como a fonte mais frequente de informações sobre os eventos pesquisados, tendo sido citada por 48% dos entrevistados.
Os jovens tiveram uma presença efetiva nos eventos. Isso porque 59,8% tinha 40 anos ou menos (destes 27% entre 18 e 29 anos e 32,8% entre 30 e 40 anos). Entre 41 e 50 anos foram registrados 23,7% dos consultados enquanto os de idade superior a 50 anos somaram 16,3%.
A maioria é de participantes com nível superior (44%). Além disso, neste ano, ao contrário do registrado no ano passado, a proporção de mulheres nos eventos pesquisados (53,3%) foi superior a de homens (46,7%).
Os atrativos naturais e históricos foram muito bem avaliados. O atendimento nos atrativos históricos visitados pelos turistas teve uma aprovação de 88,5% como excelente ou bom. Já os naturais foram avaliados no atendimento positivamente por 84,3%. Dos turistas entrevistados, 61,4% já conheciam Pernambuco.