Tanto para quem vai viajar, apenas, no carnaval ou para quem vai aproveitar o finalzinho do período de férias escolares com as crianças, deve ser preocupar com a segurança ao passar por aeroportos ou rodoviárias. Durante o carnaval esses locais ficam cheios de turistas, passageiros e oportunistas, e é o momento propício para pequenos furtos e até arrastões e assaltos. Por tanto, ficar atento é apenas um dos detalhes importantes que vamos ressaltar.
Opte por trocar dinheiro somente em casas de câmbio confiáveis ou bancos autorizados, e não deixe para fazer essas trocas nas rodoviárias ou aeroportos; E DE FORMA ALGUMA TROQUE DINHEIRO COM DESCONHECIDOS, você pode ter certeza que vão te abordar em algum momento, seja no saguão do aeroporto ou pontos turísticos, é muito fácil reconhecer um turista e tentar se aproveitar dele.
Procure utilizar seu tablet ou Smartphone com atenção e cuidado. Relógio ou joias despertam a atenção e o interesse dos ladrões, assim como guardar grandes quantidades de dinheiro em um único lugar, procure não fazer volume nos bolsos e carteiras, e se possível não use joias caras pra ficar batendo perna por ai, haverão ocasiões certas para esse uso.
Malas, mochilas, bolsas, pacotes… sempre ao alcance dos seus olhos, abuse da originalidade na hora de identificá-las, etiquetas grandes e bem coloridas permitem a fácil identificação de seus pertences nas esteiras ou balcões de entrega. Fitas e lenços coloridos costumam diferenciar bastante as bagagens.
Não se descuide das bagagens de mão dentro do ônibus ou avião, fique sempre atento; nas viagens de ônibus, sempre que possível, coloque a bolsa ou mochila na sua frente, embaixo do descanso de pés, e nas viagens de avião, experimente colocar sua bagagem no bagageiro oposto da sua poltrona, assim você terá um ângulo de visão melhor quando alguém manusear o bagageiro.
Chegou ao seu destino, e vai usar táxi, utilize somente credenciados. Não precisa ser o “Especial”, que é bem mais caro e geralmente é a primeira opção que te indicam.
Pode parecer batido, mas como diz Jorge Ben Jor na música Engenho de Dentro, “Prudência e dinheiro no bolso / Canja de galinha / Não faz mal a ninguém”
Arte – Paris Voyage