O secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Lummertz fez a apresentação do Programa Turismo Acessível, em virtude de problemas de agenda, o Ministro do Turismo Gastão Vieira não pode comparecer no primeiro dia do Festuris-Gramado.
O objetivo do programa é promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a qualquer atividade turística no Brasil, de modo a permitir o alcance e a utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos com segurança e autonomia.
O programa se resume a oito objetivos específicos e três metas devem ser incorporados ao Viver sem Limites, Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo Federal, são elas:
Infraestrutura – Apoiar a implantação e adequação de infraestrutura turística e de apoio ao turismo acessível nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo.
Capacitação e Sensibilização – Treinar gestores públicos e privados no curso de qualificação de Acessibilidade no Turismo e sensibilizar profissionais para o tema acessibilidade
Qualificação de Serviços: Incentivar à ampliação do número de unidades habitacionais acessíveis (suítes, apartamentos, quartos e chalés de meios de hospedagem) nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo e seus entornos.
Gestores públicos e privados, profissionais de linha de frente do turismo, empreendimentos e destinos turísticos, pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, turistas e não turistas serão beneficiados com esse programa.