O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é realizado no mundo todo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama no mês de outubro. Tempos depois, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.
Nos anos seguintes outros pontos turísticos foram iluminados de rosa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca de Santos, Palácio do Planalto, Congresso Nacional, entre outros. Hoje, diversas ações e eventos marcam o mês de outubro.
O objetivo é conscientizar sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce da doença, e visa chamar a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama, que no Brasil, chega a matar em média 12 mil pessoas por ano e é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo, segundo o INCA.
Durante o mês de Outubro, diversos monumentos e pontos turísticos, além de empresas engajadas com o movimento irão se “vestir” de Rosa.
O Ministério da Saúde e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) intensificam, em outubro, através de campanhas a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e sobre a necessidade do exame de mamografia.
“O cuidado, acolhimento e engajamento das pacientes e de seus parentes na causa cor-de-rosa é o foco da campanha que ressalta o papel destas batalhadoras” – Femama.
Vista-se você também e ajude a divulgar esta causa.
Previna-se contra o câncer de mama, é só uma questão de toque