A capital do Chile foi fundada em 1.541. Desde então, Santiago passou pelos ataques dos índios araucanos, diversos terremotos e enchentes que destruíram parte de suas antigas construções coloniais.
Hoje, Santiago é uma cidade moderna, concentrando construções históricas no centro, bem como os museus e os principais monumentos. Lá se localizam a Antiga Plaza de Armas e a Igreja Catedral e Museu, do século XVIII. É interessante fazer uma visita ao Museu Histórico Nacional, cujo acervo contém peças mostrando a história do Chile desde antes do descobrimento. O Museu de Santiago está localizado na Casa Colorada, uma construção do século XVII.
Próximo a Santiago está o Valle Nevado, um dos mais badalados locais de esqui, com uma grande quantidade de pistas e muito sol. Outro lugar badalado é Valparaíso, o primeiro e principal porto do país.
Bairro Brasil
Bairro Bellavista
Basílica de La Merced
Casa Colorada
Cemitério Geral
Cerro Santa Lucia
Cerro San Cristobal
Estação Mapocho
Igreja de Santo Domingo
Igreja Catedral de Santiago
Igreja e Convento de San Francisco
Mercado Municipal
Municipalidad de Santiago
Museu de Arte Pré-colombiana
Museo de Nacional de Bellas Artes
Museu Neruda (La Chascona)
Palácio de la Moneda
Palácio da Real Audiência ou Museu Histórico Nacional
Parque O`Higgins
Plaza de Armas
Museo de Santiago
Museo Histórico Nacional
Arredores de Santiago:
Vinícolas / Cajón del Maipo / Região das montanhas /Valparaíso / Vinhas del Mar
Gastronomia: os melhores restaurantes localizam-se na região de Huerfanos e Ahumada e Plaza das Armas e Alameda e os mais finos na Providência, Las Condes e Bellavista. Não deixe de conhecer o Astrid y Gastón, uma franquia do restaurante homônimo de Lima, no Peru. Quem responde pelo sucesso é o casal de chefs-proprietários, o peruano Gastón Acurio e a alemã Astrid Gutche. A carta do Astrid y Gastón é premiadíssima, contendo uma seleção de primeira.