Embora as praias brasileiras sejam as principais responsáveis por atrair estrangeiros ao país, muitos turistas brasileiros e até mesmo do exterior buscam o sossego da serra ao visitar o Brasil. Com clima ameno e aconchegante, as cidades das regiões serranas brasileiras atraem tanto o turista que quer descansar quanto aquele que busca atividades esportivas e contato com a natureza.
A Serra Gaúcha é o principal destino para os amantes do vinho e do clima frio. São 28 municípios espalhados por morros, colinas, rios e vales e que oferecem inúmeras opções de atividades e de visitação. Gramado, Bento Gonçalves, Canela – famosas pelas fábricas de chocolate caseiro – e Garibaldi – maior produtor de champanhe do país – são algumas das principais cidades que constituem o roteiro do vinho, com cantinas e centros gastronômicos tipicamente italianos.
Também no Sul do Brasil, a Serra Catarinense abriga algumas das cidades mais frias do país, como o município de Urubici, que em 1996 registrou a temperatura mais baixa já marcada pelos termômetros no Brasil, -17,8 °C. A quase 1.500 metros de altura, a cidade de São Joaquim é outro destino certo para quem visita a Serra Catarinense. Durante o inverno rigoroso, entre os meses de junho e agosto, é comum nevar na região. A cidade de Lages realiza a Festa Nacional do Pinhão, que durante dez dias recebe mais de 300 mil visitantes.
Na Região Serrana do Rio de Janeiro estão as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, que oferecem atrações culturais como o Museu Imperial e a Casa de Santos Dumont. Construída para ser a sede da corte portuguesa, Petrópolis ainda guarda características imperiais e uma beleza natural que encantou inclusive D. Pedro I. Na região está localizado o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde se encontra uma grande formação rochosa conhecida como “Dedo de Deus”.
O Espírito Santo também entra na rota dos principais destinos turísticos de serras e montanhas. As cidades de Afonso Cláudio, Castelo e Domingos Martins, além de outros quatro municípios que compõem a Serra Capixaba, possuem montanhas, cachoeiras e rios que atraem milhares de turistas todos os anos. Domingos Martins, conhecida como a “Cidade do Verde” pela exuberante vegetação de Mata Atlântica, é o grande destaque entre os municípios que compõem esse roteiro. Lá está localizado o Parque Estadual da Pedra Azul, uma ótima opção de passeio para quem aprecia esportes e contato com a natureza, e que conta com três trilhas abertas ao público e a Pedra Azul, um grande paredão rochoso de quase 500 metros de altura, que muda de cor dependendo da posição do sol.
Fonte: Ministério do Turismo Foto: Foto Carlito Ferreira/Embratur