Qualquer passageiro pode levar bagagem de mão, exceto crianças de até dois anos, e que o tamanho possa ser colocado no bagageiro ou embaixo do assento do passageiro.
Nos voos domésticos, aqueles que acontecem dentro do próprio país, são permitidos levar bagagem de mão – sacolas, bolsas de mão, pastas, maletas, entre outros – com peso máximo de 5 kg e com até 115 cm de dimensões cúbicas. Isso significa que a somatória do comprimento, largura e altura não pode ser superior a esse limite.
Indicamos levar na bagagem de mão:
– Documentos e objetos de valor
– Uma muda roupa (sempre é bom ter um casaco)
– Leitura de bordo
– Passagem aérea
– Passaporte válido e cópia
– Visto
– Vacina
– Autorização para menor
– Cartões de crédito, traveler cheques, VTM, dinheiro trocado, etc
– Assistência médica internacional
– Confirmação do programa/ Endereço
– Carteira de estudante/ Jovem Card/ YHA
A bagagem de mão deve ser acomodada nos compartimentos acima das poltronas ou embaixo do assento. Outro detalhe importante é que a bagagem não pode, em nenhuma hipótese, incomodar os outros viajantes, nem representar risco de segurança aos demais durante o voo.
Bagagem de mão em voos internacionais
Nas viagens internacionais, os limites dependem de regras e convenções estabelecidas por tratados regionais, de comunidades de países e continentes. As maiores restrições estão relacionadas a líquidos.
Em frascos com capacidade de até 100 ml, devem ser colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm. Acima de 100 ml não é permitido o transporte, mesmo que o frasco não esteja cheio. A fiscalização do aeroporto pode, nesses casos, apreender o produto e impedir seu embarque.
A embalagem plástica que envolve o frasco deve ser apresentada na inspeção de embarque de passageiros. Também é importante alertar que é permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.
Bagagem de mão nos EUA
O passageiro que vai aos Estados Unidos precisa pagar uma taxa de franquia, que sofre variação de acordo com o local de destino. Mas ao viajar para este destino, e também para a África do Sul, é possível levar até dois volumes, cada um com peso máximo de 32 kg e dimensões cúbicas (somando o comprimento, largura e altura) de até 158 cm. Estas regras não têm validade para as bagagens de menores de dois anos, pois estes não têm direito à franquia, nem ao transporte de pets.
Cosméticos na bagagem de mão
Qualquer tipo de cosmético pode ser levado na bagagem de mão. Produtos de higiene pessoal, como escova e pasta de dente, não podem faltar, principalmente em viagens longas. Se for levar perfume, o turista não pode exceder o limite de 100ml. Além disso, o conteúdo precisa ser acondicionado em embalagem plástica e transparente.
Somente os produtos que o turista comprar no free shop do aeroporto, mesmo que excedam os 100 ml, podem ser levados com você na bagagem de mão. Entretanto, para evitar que a fiscalização do aeroporto retenha sua compra, mantenha o produto em sua embalagem plástica original e guarde o recibo de compra.
O que não levar na bagagem de mão
– Objetos cortantes e inflamáveis
– Plantas
– Produtos com pelo animal
– Alimentos (frutas, etc)
Depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, nenhum aeroporto do mundo permite o transporte de objetos cortantes, como tesoura, lixa, canivete, cortador de unhas, em sua bagagem de mão, bem como líquidos com quantidade superior a 100ml. Se precisar levar algum desses utensílios, coloque na mala grande a ser despachada.