Variedades & Tecnologia

Carnaval 2020 | Rio de Janeiro terá 50 dias de folia

A Prefeitura apresentou ontem o planejamento do Carnaval 2020. Serão 50 dias de folia, a começar no próximo domingo, com o show de abertura no palco do Réveillon, em Copacabana.

A expectativa da Riotur é que o carnaval do Rio de Janeiro movimente R$ 4 bilhões na economia do município e que a cidade recebe 1.9 milhão de turistas. Hoje, a ocupação da rede hoteleira está em 68%, a maior dos últimos quatro anos nesse período. “A expectativa é termos 100% quando chegar o carnaval”, afirmou o presidente da Riotur Marcelo Alves.

Os megablocos vão desfilar na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio, e nas seguintes datas: Lexa (02 de fevereiro), Carnaval Square (9 de fevereiro), Chora Me Liga (15 de fevereiro), Bloco da Preta (16 de fevereiro), Bola Preta (22 de fevereiro), Fervo da Ludi (25 de fevereiro), Poderosas (29 de fevereiro) e Monobloco (1 de março).

No Sambódromo, a grande novidade para 2020 será o Bloco da Apuração, que fará seu desfile na quarta-feira de cinzas, com a concentração ao meio-dia no setor 02 e desfile até o Setor 09 na Marquês de Sapucaí, encerrando a folia momentos antes do início da apuração que definirá as Escolas de samba Campeãs do Carnaval carioca.

Estão cadastrados os desfiles de 543 blocos de rua: 133 na Zona Sul, 133 no Centro, 123 na Zona Norte, 56 na Tijuca, 53 na Zona Oeste e 45 na Barra/Jacarepaguá. Assim como em 2019, os megablocos sairão no Centro.

Segundo a prefeitura, ainda não há a lista completa porque os blocos foram cadastrados, mas ainda estão em fase de legalização de documentos.

A Passarela do Samba está passando por grande reforma, com previsão de que esteja concluída até 30 de janeiro. A obra inclui intervenções na parte de iluminação, infraestrutura e incêndio e pânico, para deixar o espaço mais seguro.

Já na abertura oficial do Carnaval 2020, no domingo, o Centro de Operações Rio (COR) vai colocar a cidade em Estágio de Mobilização, devido às intervenções programadas para o evento. Esse é o segundo nível em uma escala de cinco. A movimentação na cidade será monitorada pelo COR através de 811 câmeras da Prefeitura, sendo 180 apenas para acompanhar o fluxo de entrada e saída em Copacabana, onde será a abertura oficial da folia.

Carnaval 2020
Marcelo Alves – presidente da Riotur

“O Réveillon foi um sucesso, batemos novo recorde e imediatamente viramos a chave para o Carnaval, que será histórico. Dentro de alguns dias, os blocos vão se espalhar pelas ruas da nossa cidade e, em fevereiro, será a hora do espetáculo que acontece na Marquês de Sapucaí. Os desfiles acontecerão em um Sambódromo novo” – afirmou o presidente da Riotur.

O Carnaval 2020 terá 32.536 posições de banheiros públicos, sendo 11 mil em cabines químicas, 60 containers e 140 módulos de mictórios. Além disso, haverá sete postos médicos espalhados pela cidade (dois no Centro, dois na Zona Sul, um no Recreio, um na Barra da Tijuca e um no Parque Madureira), 163 diárias de ambulância UTI móvel e 368 diárias de maqueiros.

Lixo

A coleta seletiva da Comlurb vão contemplar 40 blocos, 15 pontos de venda e 30 pontos de abastecimento de ambulantes. Será feito cercamento dos canteiros em 18 mil metros e 17 monumentos e/ou pontos turísticos cercados.

Trânsito

A CET-Rio utilizará 300 grades para operação do VLT e 5 painéis de mensagem variável. Vão ser 30 diárias de 18 horas de supervisor de equipe de apoiadores de tráfego, 2.008 diárias de apoiadores de tráfego e 100 faixas de orientação do trânsito.

Representantes da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros foram convidados para coletiva da Prefeitura do Rio de apresentação do Carnaval 2020, mas não compareceram ao encontro.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *