Gastronomia etc.

Conheça os efeitos dos energéticos no organismo

Energéticos já fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas; entenda quais são os principais efeitos da bebida no organismo.

Os energéticos ficaram bastante populares entre as pessoas que trabalham ou estudam muito, ou ainda para quem deseja aproveitar a noite sem sentir cansaço. A bebida possui em sua composição diversas substâncias que ajudam o usuário a se manter acordado, mais atento e com energia para se dedicar às atividades que deseja.

Mas você sabe qual é o efeito que o energético tem em seu organismo? Com substâncias como a taurina, cafeína, vitaminas do complexo B e o carboidrato glucoronolactona, o energético age de diferentes formas para manter a pessoa se sentindo com mais energia.

Veja abaixo quais são os efeitos mais comuns no seu organismo após a ingestão da bebida e entenda como ela consegue deixar as pessoas acordadas e produtivas por mais tempo.

Paladar

Ao entrar na boca e ficar em contato com a língua, as papilas gustativas reconhecem a bebida – que provavelmente já está pareada com a mensagem de que é preciso “trabalhar” mais. Ou seja, nesse mesmo momento é enviada ao cérebro por meio das sinapses a mensagem de que é preciso se manter acordado e bem disposto, pois é necessário se manter alerta.

Cérebro

Além do pareamento do sabor com a necessidade de se manter alerta, as substâncias na bebida também estimulam o sistema nervoso central a agir de uma determinada forma. A cafeína, por exemplo, inibe a produção e o efeito da adenosina, que é o hormônio do sono. Por isso o café está entre as bebidas mais populares para quem deseja se manter acordado.

Além da cafeína, as vitaminas do complexo B ajudam a combater a sensação de cansaço, enquanto a taurina é responsável por turbinar a disposição, deixando o indivíduo com mais atenção e foco em suas atividades.

Sistema digestivo

É aconselhado tomar o energético apenas quando você já fez uma refeição. A ingestão da bebida após longos períodos de jejum pode trazer alguns riscos para o seu sistema digestivo.

Isso porque a ação da cafeína no estômago vazio pode irritar as paredes do órgão, o que pode resultar em gastrite, azia ou até mesmo úlceras. Por esse motivos, quem já possui algum desses problemas não deve consumir a bebida, pois ela pode prejudicar ainda mais esses quadros clínicos.

energéticos
Cold Vodka and Energy Drink Cocktail with Ice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *