Variedades & Tecnologia

Iphan disponibiliza publicações sobre roteiros do patrimônio para download

Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) está disponibilizando seu acervo digital sobre arte, arquitetura, folclore, cultura popular e um rico roteiros do patrimônio histórico para download.

Entre artigos, coleções, manuais, séries, revistas e textos diversos, estão estudos de pesquisadores e profissionais que contribuíram para a construção do conhecimento e a preservação de bens culturais no Brasil e no mundo. Desde sua criação, em 1937, o Iphan incentiva a produção de conteúdo nas suas áreas de atuação e tem como compromisso facilitar o acesso do público ao seu acervo.

roteiros do patrimônio
Conheça a biblioteca online do Iphan e faça o download das publicações

Os documentos podem ser acessados através do site do Iphan, onde os interessados poderão fazer o download dos materiais. Para ver os documentos, basta acessar a biblioteca online do Iphan.

As coleções dos roteiros do patrimônio ilumina o que há de mais significativo entre o Patrimônio Cultural Brasileiro. Suas obras incluem os mais importantes conjuntos de igrejas e conventos da Bahia. As Igrejas, Palácios e Palacetes de Belém e um roteiro de visitação que reúne desde suntuosos palacetes, edifícios públicos e estabelecimentos comerciais até simples fachadas residenciais, gradis, peças de mobiliário e decoração, sempre de inspiração Art Nouveau.

Além disso, é possível acessar um importante acervo barroco e rococó presente nas igrejas de São João del-Rei, Tiradentes, Rio de Janeiro, Sabará e Caeté. Conhecer diferentes roteiros de visitação, com comentários ilustrados, referências e indicações do que é mais importante apreciar na obra-prima de Aleijadinho, e no conjunto do Santuário Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas (MG).

As coleções dos roteiros do patrimônio fazem um registro sobre as peculiaridades da arquitetura tradicional que caracteriza a capital maranhense e também monumentais fortes e fortalezas que no passado ajudaram a garantir a defesa de Salvador.

Para fazer o download dos roteiros clique em Coleções – Roteiros do Patrimônio.

Um rico painel de seu acervo cultural resultado de minuciosa pesquisa e totalmente gratuito para download.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *